Como comer o queijo Serra da Estrela
O queijo Serra da Estrela, produzido no centro de Portugal, é uma das delícias gastronômicas do país. Reconhecido mundialmente por seu sabor e textura, esse queijo precisa ser degustado de maneira correta para que o sabor seja aproveitado ao máximo.
A Serra da Estrela é destino turístico e moradia de muitas famílias criadoras de ovelhas da raça Borbaleira. Elas fornecem o leite utilizado na confecção desse queijo, que se estende para diversas cidades, tais como Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Gouveia, Seia, Covilhã e Guarda e Trancoso.
Quer saber tudo sobre o Serra da Estrela e degustá-lo da melhor forma? Veja as dicas a seguir!
Como é feito o queijo Serra da Estrela
O queijo Serra da Estrela tem produção totalmente artesanal. Por isso, é fundamental comprar de um vendedor reconhecido, já que existem algumas versões confeccionadas de maneira industrial.
Para coalhar a massa, é utilizada a flor do cardo, planta típica da região. Por isso, ele é tão especial e reconhecido em todo o mundo.
O processo acontece da seguinte maneira: o cardo seco é colocado em água morna com sal para, depois, ser espremido e envolvido em um pano fino encharcado com o leite das ovelhas, que precisa estar recém-ordenhado e ainda quente.
Após um repouso de cerca de uma hora, entram em ação as queijeiras, que são as mulheres responsáveis por colocar a mão na massa e enrolar o queijo em um pano branco, onde ficará guardado por 30 dias.
A produção ocorre entre os meses de maio a novembro e leva o selo DOP (Denominação de Origem Protegida). Dessa maneira, o queijo da Serra da Estrela só pode ter essa denominação se for feito ali e com a matéria prima local.
Como consumir o queijo Serra da Estrela?
O queijo Serra da Estrela não é um laticínio qualquer. Existe uma maneira específica de comer essa delícia, que precisa ser desfrutado de maneira intensa.
A forma mais tradicional de comer o queijo Serra da Estrela é cortar a parte de cima (que é mais dura) de forma horizontal, como que tirando uma tampa do queijo. Assim, a parte de dentro, que é saborosa e amolecida, fica disponível para ser consumida como um requeijão.
No momento de comprar o queijo, vale uma dica: apertar com cuidado seu centro para conferir se ele está mais mole que o interior da peça. Se preferir, pode comer o queijo Serra da Estrela com marmelo – bastante recomendado pelos especialistas.
O queijo Serra da Estrela é uma das delícias portuguesas e merece ser experimentado.