Conheça os encantos da cidade de Barcelos
A cidade de Barcelos, em Portugal, é o destino ideal de quem deseja calmaria, inovação e modernidade. Localizada na região do Minho, Norte do país, sua marca principal é o galo, um dos maiores símbolos da cultura portuguesa.
Com forte produção de cerâmica e presença maciça na indústria têxtil, Barcelos está localizada a apenas 45 minutos de trem do Porto. Além de ótima qualidade de vida, ela também oferece a seus moradores os confortos da cidade grande.
Vale a pena conhecer Barcelos e desfrutar de um dos destinos mais buscados em Portugal para se viver!
Barcelos: história e localização
Barcelos está localizado no norte do país, e pertence ao distrito de Braga. Além disso, fica a cerca de 60 km do Porto, então é possível chegar até a cidade de trem, por exemplo.
Com custo de vida mais baixo na comparação com outras cidades portuguesas, Barcelos é um dos locais mais econômicos para se morar. Sua população é de aproximadamente 21 mil habitantes, incluindo muitos estrangeiros que se estabeleceram por ali.
Um dos destaques de Barcelos é o famoso galo português, que teve origem na cidade. Reza a lenda que, no século XV, um galo salvou um homem da execução após ser falsamente condenado à morte.
Quem for a Barcelos não pode deixar de provar seus pratos típicos. Os principais são galo assado “à moda de Barcelos”, cabrito assado; rojões à minhota, papas de sarrabulho à Barcelos, misto de polvo e bacalhau assado na brasa.
O que fazer na cidade de Barcelos
Esta pequena cidade portuguesa tem algumas atrações que valem a pena conhecer. São elas:
1 - Torre do Cimo da Vila
Em 1400, o Conde de Barcelos reforçou as muralhas da cidade com três torres quadradas feitas de pedras de granito. Apenas uma delas sobreviveu e está lá até hoje para ser contemplada.
A Torre do Cimo da Vila foi usada como prisão até a década de 1930 e, agora, abriga um centro de artesanato local. A entrada é gratuita.
2 - Museu de Olaria
Barcelos é conhecida por sua cerâmica em estilo figurado, ou seja: com traços acentuados, representando agricultores tradicionais, músicos folclóricos e também personagens de presépios.
Esse museu possui um patrimônio de quase 9 mil objetos e representa as tradições da cerâmica nacional e de outros países de língua portuguesa.
3 - Paço dos Condes de Barcelos
Afonso I, o duque de Bragança, construiu este palácio gótico no século XV. Considerado o edifício mais rico da cidade, foi danificado pelo terremoto em 1755 e desabou em 1801. Hoje, é uma ruína com poucas paredes, janelas com gradientes e uma chaminé alta.
4 - Igreja Matriz de Barcelos
Construída nos anos 1200, na transição do românico para o gótico, essa igreja possui uma inconfundível decoração do século XVIII nas naves, decoradas com azulejos azuis e brancos, mostrando cenas e episódios históricos da Bíblia.
5 - Mercado semanal de Barcelos
Esse mercado atrai compradores de longe. Com muitas barracas no Campo da República, todas as quintas-feiras, sua história remonta os tempos medievais.
Há muitos outros pontos turísticos em Barcelos, tais como a Ponte Medieval, a Torre da Porta Nova, a Casa da Calçada, o Solar do Benfeito, além de muitas igrejas e capelas.
Barcelos é destino de turistas e pessoas que deseja morar em Portugal economizando. Vale a pena visitar a cidade e conhecer seus encantos.