Os doces portugueses são deliciosos e conhecidos em todo o mundo. Fica difícil escolher o melhor e apontar um só para experimentar, já que a terrinha tem padarias, pastelarias, doçarias e confeitarias com uma grande variedade de delícias. Vale a pena, então, conhecer algumas opções dos melhores doces portugueses para provar, não acha?
Grande parte dos doces portugueses usam a gema do ovo como base. Isso sem falar nos tradicionais pasteis de Belém, que são imperdíveis. Amêndoas, chocolate e nozes também são muito utilizados nessas delícias.
Dá uma olhada nos melhores doces portugueses e faça a sua escolha se não quiser provar todos (o que não é má ideia)!

1.
Pastel de nata e Pastel de Belém
O pastel de nata é o doce português típico mais conhecido no Brasil. Ele é encontrado em praticamente todas as pastelarias, doçarias, confeitarias e padarias do país. Acompanhado de um cafezinho ou vinho do Porto, ele fica delicioso.
Já o pastel de Belém é uma receita tradicional criada por um pasteleiro no Mosteiro dos Jerônimos. Vendido apenas em uma confeitaria tradicional em Belém, fundada em 1837, ele é uma delícia e precisa ser provado.
2.
Bola de Berlim
Inspirada na famosa Berliner – um doce típico alemão -, a Bola de Berlim chegou a Portugal com as famílias judaicas que fugiram da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Há uma pequena diferença na receita tradicional: no lugar das frutas vermelhas, usa-se creme à base de ovos e também o famoso creme de pasteleiro.
Muito popular no verão português, a Bola de Berlim é vendida pelas praias em caixas. No Brasil, esse doce é conhecido como sonho.
3.
Ovos Moles de Aveiro
Esse doce tradicional de Aveiro (que fica a cerca de 75 km do Porto), é uma massa composta por gema de ovo, açúcar e água, envolvida por uma película que se assemelha à hóstia. Seu formato é inspirado, geralmente, em temas marinhos, como animais e conchas.
Os Ovos Moles de Aveiro só podem ser produzidos lá (e têm até uma legislação própria). Isso tem o objetivo de evitar que a receita original seja perdida ao longo da história.
4.
Brisa do Liz
A Brisa do Liz é um doce de ovos e amêndoas feito por mãos habilidosas de confeiteiras e confeiteiros de Leiria.
Quem passar por Leiria não pode deixar de provar essa iguaria, vendida especialmente na Pastelaria LuziClara.
5.
Pão de Ló
O Pão de Ló português tem o centro bem cremoso, como se estivesse cru por dentro. Diz a lenda que, certa vez, uma pasteleira foi fazer o bolo para a corte e algo deu errado na receita. O resultado foi o centro bem molhadinho, que agradou a todos.
Há diversos locais que produzem o pão de ló dessa forma. Em Ovar e Alfeizerão é que estão os mais famosos e típicos do país.
Portugal é um celeiro de doces e delícias. Vale a pena conhecer cada um e eleger seus preferidos. Alguns podem até ser trazidos para o Brasil em caixas, porque duram vários dias e até semanas!