Conheça o polvo à lagareiro, prato típico de Portugal
O polvo à lagareiro é uma receita tradicionalmente portuguesa. Nela, o polvo é protagonista e cozido na grelha até adquirir uma boa textura.
Seu nome está relacionado à figura do lagareiro (pessoa que trabalha na produção de azeite). Por levar grande quantidade de azeite, esse prato recebeu o nome.
Origem do polvo à lagareiro
Não há 100% de certeza em relação à origem do polvo à lagareiro. Estima-se que o prato tenha surgido na província de Trás-os-Montes, que tem grande tradição na fabricação de azeite.
Como é feito o polvo à lagareiro
O polvo deve, primeiramente, ser bem cozido. Depois, ele vai para a grelha ou forno, com muito azeite. Batatas a murro também são incluídas em algumas receitas.
Bastante servido no Natal, ele também é tradição em diversos restaurantes de Portugal o ano todo.
Onde comer polvo à lagareiro em Portugal
Há inúmeros lugares para se degustar o polvo à lagareiro em Portugal. A seguir, listamos três:
Dom Feijão
Localizado em Campo Grande, Entrecampos, esse restaurante se destaca pelos pratos à lagareiro. Ali, o polvo é cozido muitas horas antes de ir para a grelha para que fique macio.
O prato só é servido ali às segundas, sextas e sábados, pelo valor médio de 16 euros. Vale a pena conferir!
Adega das Gravatas
Esse é um dos melhores restaurantes de Carnide, Colégio Militar. Com boa comida portuguesa e grelhados, serve o polvo à lagareiro com bastante azeite.
O estabelecimento tem como foco os grelhados, em porções bem servidas. O preço médio do polvo à lagareira é de 15 euros.
Zapata
No Chiado, em Cais do Sodré, o Zapata serve o polvo à lagareiro em porção inteira ou meia, com alho cebola e batatas a murro. A dica é comer lá na hora do almoço, pois o jantar costuma ter longas filas.
O preço médio do polvo à lagareiro nesse local é de 15,60 euros para a porção inteira.
Se encantou com as delícias de Portugal?