Conheça o vinho verde, tradição em Portugal
Você já ouviu falar no vinho verde? Tradicional em Portugal, ele é famoso em todo o mundo, mas por que será?
O vinho verde, basicamente, é a denominação de uma região vitivinícola demarcada. Localizada na província do Minho, no noroeste de Portugal, é uma das maiores regiões demarcadas da Europa.
Acredita-se que os vinhos verdes foram os primeiros exemplares da bebida feita em Portugal que foram exportados. Isso ocorreu por volta dos séculos XVI e XVII.
Origem do termo “vinho verde”
O vinho verde, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não tem coloração verde. Seu nome está relacionado à paisagem do local, predominantemente verde.
Proveniente de uma região com solos graníticos e temperaturas amenas, o vinho verde é leve e com boa acidez. Basicamente, a região que produz esses vinhos é dividida em nove sub-regiões.
São elas Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva e Sousa. Além do próprio vinho verde, são produzidos no local vinhos e espumantes brancos, rosés e tintos, aguardente vínica e bagaceira, além de vinagre branco, rosé e tinto.
O termo “verde” também se refere ao fato de que essa bebida é fresca e leve, ao contrário dos vinhos mais encorpados, produzidos em outras regiões.
Com garantia de origem desde 1959, o vinho verde tem boa acidez, leveza e toque frutado. Muitas uvas utilizadas em sua fabricação surgiram apenas no noroeste ibérico. Por isso ele é tão especial e reconhecido.
Como descobrir o vinho verde em Portugal
A rota dos Vinhos Verdes é uma atração especial para quem gosta de degustar a bebida. Visitas às vinícolas e degustações se combinam com belas praias, montanhas, vales e rios.
Existe a possibilidade de, inclusive, visitar cidades reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, além de monumentos de diferentes épocas.
Algumas das vinícolas para se degustar o vinho verde são o Solar das Bouças, Adega de Monção, Quinta da Seara e Quinta de Gomariz.
Quem quiser se aprofundar no assunto pode visitar o Museu Alvarinho Monção e o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
Gosta da cultura portuguesa?