5 bebidas típicas de Portugal que você deve provar
Portugal é um país recheado de delícias. Assim como no Brasil, as bebidas típicas de Portugal são uma atração à parte e variam de acordo com a região.
Se você está de viagem marcada para a terrinha e deseja saborear suas bebidas típicas, vale a pena conhecê-las. Elas combinam muito bem com aquele bacalhau delicioso ou um pastelzinho de nata.
Quais bebidas típicas de Portugal experimentar?
Listamos, a seguir, cinco bebidas típicas de Portugal e os motivos pelos quais você deve experimentá-las.
Existe, ainda, as melhores pedidas de acordo com o prato que você degustará. Por isso, é interessante conhecer cada uma!
1.
Vinho Verde: destaque do Norte de Portugal
Produzido no Norte de Portugal, o vinho verde tem Denominação de Origem Controlada (DOC), atribuída pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
As principais castas para vinhos verdes brancos são o Loureiro, o Alvarinho, o Arinto e a Avesso. Já para os tintos, as castas principais são o Vinhão e o Espadeiro.
O vinho verde tem esse nome por conta da maturação da fruta no momento de fazer o vinho. Essa bebida é muito refrescante e ideal para ser consumida no verão, geladinha.
2. Ginja: consumida em todo o Portugal
A Ginja ou Ginjinha é um licor feito de uma frutinha chamada ginja ou cereja ácida.
Consumida em todo o país, a ginja é bastante popular em Lisboa, Óbidos, Alcobaça e no Algarve. Vale muito a pena experimentar essa delícia.
Esse licor, de coloração vermelho-escura, leva ginja Galega e álcool etílico. Ele pode ser servido em um copinho de chocolate. Fica uma delícia!
3. Moscatel de Setúbal: quase um licor
O Moscatel de Setúbal também recebeu Denominação de Origem Controlada (DOC). Isso porque ele precisa ter 67% das castas moscatel de Azeitão (região central de Portugal) em sua produção.
Esse vinho é mais forte, quase licoroso, de sabor bastante intenso e com um perfume marcante. Por isso mesmo, não pode ficar de fora da sua lista de bebidas portuguesas a provar.
4. Aguardente de cana português
Aguardente não é exclusividade brasileira, sabia?
Em Portugal, podem ser encontradas tonalidades mais claras e escuras do aguardente. A mais escura, no caso, representa a versão envelhecida.
O teor alcoólico da aguardente de cana varia entre 71 e 72 graus. Essa bebida é ideal para tomar antes das refeições, para abrir o apetite.
5. Vinho do Porto: famoso em todo o mundo
O Vinho do Porto é da região demarcada do Douro, no Norte de Portugal. Sua produção se dá ao longo do rio Douro e as principais produtoras da bebida a armazenam em caves na cidade de Vila Nova de Gaia.
O vinho do Porto é forte e doce. Isso ocorre por conta de processo de fermentação, que é incompleto. Assim, seu teor alcóolico fica em torno de 19 a 22%.
Essa bebida é ideal para ser tomada com doces como o pastel de nata, por exemplo. É também uma boa pedida para antes das refeições.
Há outras tantas bebidas portuguesas deliciosas, mas selecionamos as cinco principais para que você se delicie na terrinha.