Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

5 curiosidades sobre morar no Porto

O Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal, ficando atrás apenas de Lisboa. Destino de inúmeros turistas e estudantes, é um importante polo industrial e tem várias universidades de qualidade.

Eleita a melhor cidade da Europa para se visitar em 2019, Porto é definida como um local tranquilo, seguro, com qualidade de vida, infraestrutura, bons restaurantes e lojas. Quem pretende morar em Portugal tem, no Porto, uma excelente opção.

Quer conhecer algumas curiosidades sobre morar no Porto? Nós te contamos!

viver no Porto 1.

Porto com clima ameno durante boa parte do ano



Quem mora no Porto não enfrenta o frio rigoroso como outras localidades da Europa. Bastante tranquilo na comparação com outros países, o inverno por ali conta com temperaturas que variam entre 5 e 14ºC.

Na maior parte do ano, o tempo é bom. No outono e inverno, no entanto, chove bastante. O verão tem dias longos, quentes e com temperaturas que podem chegar aos 35ºC nos meses de julho e agosto.

2.

Há sete freguesias no Porto



As freguesias (bairros em Portugal) são sete no Porto, sendo que três delas são Uniões de Freguesias. São elas:

• União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde;
• União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória;
• Bonfim;
• Campanhã;
• Paranhos;
• Ramalde;
• União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

A Foz do Douro é uma região nobre, que conta com escolas internacionais e universidades. O bairro fica de frente para a praia e, por isso, é mais caro.

Cedofeita é uma freguesia recomendada para quem gosta de movimento. Fica na região central e abriga lojas, bares, danceterias e hotéis. Além de ser um dos melhores bairros do Porto para viver, na região é possível fazer tudo a pé, sem recorrer aos transportes públicos.

Paranhos é a freguesia dos estudantes. Tem muitas faculdades e bibliotecas, bem como repúblicas, que abrigam os estudantes sem condições de alugar um apartamento por ali.

3. Muitas pessoas moram em cidades vizinhas

O Porto tem pouco menos de 215 mil habitantes, porém a Área Metropolitana do Porto tem 1.722.374 habitantes. Isso porque muitas pessoas moram em cidades vizinhas (que são praticamente coladas ao Porto) e trabalham por ali.

Existem muitas regiões boas nas redondezas do Porto, com preços muito mais acessíveis.

4. Porto reúne as melhores oportunidades de trabalho

É no Porto que estão as melhores oportunidades de trabalho do norte de Portugal. Empresas como Sonae, Porto Editora e Grupo Amorim, além de multinacionais, estão localizadas por ali.

As melhores oportunidades são na área de tecnologia, e profissionais que trabalham com programação, desenvolvedores e especialistas em TI são bastante procurados e bem remunerados.

As principais atividades econômicas no Porto são a indústria, o setor de serviços, atividades portuárias e o turismo. Um ponto positivo é que o índice de desemprego em Portugal tem caído.

5. Porto possui as melhores universidades de Portugal

No Porto ficam a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Portucalense, a Universidade Lusófona e o Instituto Politécnico.

Em Portugal, todas as universidades são todas pagas, mesmo as públicas. Além disso, o valor para estrangeiros é diferente do valor para portugueses, porém os brasileiros possuem desconto nas mensalidades por pertencerem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Em geral, os valores para um curso completo de graduação variam entre 2 mil e 7 mil euros.


Ficou interessado(a) em viver no Porto?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp