Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

5 motivos para fazer turismo no Rio Douro

O Vale do Rio Douro, em Portugal, é um dos locais mais belos do país e, provavelmente, da Europa. Ele foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e, por isso, vale muito fazer turismo no Rio Douro.

Banhado pelo Douro, esse local mescla belas paisagens com água abundante e romantismo ímpar. Os passeios de barco pela região são encantadores – tudo, é claro, degustando um maravilhoso vinho da região?

Se você ainda não se convenceu das vantagens de fazer turismo no Rio Douro, a seguir, te contamos 5 motivos para conhecer essa região!

1.Vinícolas no Vale do Rio Douro



Situado na região dos mais famosos vinhos de Portugal, o Douro é conhecido como o local em que é fabricado o vinho do Porto.

Isso, por si só, credencia a região como parada obrigatória para quem deseja conhecer suas quintas e visitar as adegas. Há tours incríveis de carro ou trem no Alto Douro Vinhateiro. Ali, é possível avistar inúmeras vinícolas, montanhas, vilarejos e presenciar toda a beleza do rio.

Como a foz do rio Douro se situa na cidade do Porto, fica muito fácil de se chegar a esse local, seja de carro ou comboio (trem).

2.Passeio de barco no Vale do Rio Douro

Se você gosta de passeios de barco e navio, o cruzeiro pelo Douro é obrigatório. As opções de partida são da cidade do Porto e do vilarejo de Peso da Régua.

O roteiro mais simples, de um dia, permite que o visitante suba o percurso do rio de comboio e retorne de barco. O caminho inverno também é possível.

É possível, ainda, conhecer as seis pontos do rio Douro e visitar adegas da região. Se você tiver mais tempo, vale a pena escolher cruzeiros de mais dias, que vai a locais mais distantes e especiais.

3.Trem histórico no Vale do Rio Douro

Esse é um dos roteiros mais românticos do Douro. Feita à moda antiga, ele percorre, em vagões e locomotivas a vapor, as margens do rio.

Essa viagem no tempo, permeada de belezas naturais, sai de Peso da Régua e vai até a estação Tua. Passeios mais completo incluem, ainda, excursão de barco e trem pela Régua e Vale do Douro.

Uma parte do percurso de volta ao Porto é feito em trens mais modernos e também margeando o rio. Existe, ainda, um roteiro chamado “MiraDouro”. Ele compreende um conjunto de trens fabricados na década de 40 e recuperados que circulam pela região do Douro entre os meses de julho e setembro.

4. Miradouros no Vale do Rio Douro

Existem inúmeros miradores no percurso do Douro. Esses locais, privilegiados, oferecem belezas de tirar o fôlego.

Algumas opções para se conhecer são os miradouros São Leonardo da Galafura, Quinta do Noval, Casal de Loivos, São Salvador do Mundo e Quinta do Vale Meão.

Apreciar a vista desses locais incríveis é, certamente, uma experiência que apenas o Douro pode oferecer. Por isso mesmo, esse local deve entrar em seu roteiro de viagem a Portugal.

5.Rota dos vinhos do Douro e Porto

Portugal é conhecido como o produtor de alguns dos melhores vinhos europeus.

O Vale do Rio Douro fabrica vinhos há mais de 2 mil anos. Foi ali que surgiu o vinho do Porto e outros vinhos de mesa de grande qualidade.

A Quinta Seara d’Ordens é, por exemplo, uma das vinícolas mais famosas da região. Há outras tantas que estão preparadas para o enoturismo e recebem milhares de visitantes todos os anos.

No período entre setembro e outubro é possível que os visitantes participem da produção do vinho junto com os vinicultores. Nessa época, o viajante pode integrar a equipe desde a colheita até a criação de um saboroso vinho.

A Rota do Vinho do Porto e do Douro tem três sub-regiões conhecidas: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

O Baixo Corgo tem mais de 30 locais de visitação com vinícolas, adegas e caves. O Cima Corgo, com 18 pontos de visitação, tem um extenso patrimônio de artesanato e utensílios vinícolas.

Já o Douro Superior tem duas vinícolas conhecidas, mas se destaca por sua beleza natural e histórica.


O Douro é uma região bastante interessante e rica. Por isso, vale muito fazer turismo no Rio Douro e ir além das cinco dicas que listamos.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp