5 passeios imperdíveis pelo Norte de Portugal
Portugal é um país incrível, cheio de belezas e muito inspirador. Se você optar por passeios imperdíveis pelo Norte de Portugal, saiba que as opções são inúmeras, mas existem alguns pontos que não podem faltar.
Cheia de paisagens deslumbrantes, a região Norte de Portugal é repleta de pratos típicos. Há, ainda, muita cultura, diversão e lazer para todos os gostos.
A seguir, listamos cinco destinos que não podem faltar no seu roteiro pelo norte de Portugal. Dá uma olhada!
1.
Porto: vinhos, belezas e muita história
Porta de entrada da região Norte de Portugal, Porto é uma cidade que produz alguns dos melhores vinhos do mundo. O famoso vinho do Porto, por exemplo, é patrimônio desse local, bem como seu conjunto arquitetônico e charmosas ruas.
Os pratos típicos dessa região, suas belezas naturais e contribuição para a formação do país fazem de Porto um destino imperdível. Vale muito a pena conhecer essa região em uma visita ao Norte de Portugal.
2. Guimarães: origens vivas de Portugal
Guimarães é uma região associada à formação de Portugal. Seu centro histórico, por exemplo, ficava dentro das muralhas e foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Seu conjunto patrimonial é muito preservado e, até hoje, podem ser vistas as varandas de ferro, balcões de granito e casas senhoriais. Arcos que ligam ruas estreitas e torres transformam Guimarães em uma atração imperdível.
3. Ponte de Lima
Essa ponte romana que atravessa o Rio Lima deu origem à antiga vila. Ali é produzido o famoso vinho verde, reconhecido em todo o mundo por seu sabor.
Entre os destaque de Ponte de Lima estão as charmosas casinhas, que, inclusive, oferecem alojamento a turistas. Passear por suas ruas significa voltar ao tempo e reviver a antiga Portugal.
4. Lamego: história nas ruas, paredes e santuários
A Igreja teve grande influência na história de Lamego, sede de muitos templos construídos nos séculos XVI e XVII. Os azulejos que revestem parte de suas construções contam a história do local, bem como a pintura sacra e as decorações em ouro.
Um destaque é a Igreja do Convento de Santa Cruz, com vista para a cidade. O monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios também é visitado por inúmeros fieis.
5. Pinhão: ares especiais no coração do Douro
Pinhão é tido como o centro geográfico da região do Douro. É ali que se situam muitas das quintas produtoras de vinho do Porto. Há, inclusive, as que oferecem alojamento para turistas no espaço rural.
Uma dica é visitar o edifício da Estação de Caminhos de Ferro, construída no final do séc. XIX. Seu interior é inteiramente revestido de painéis de azulejos.
Há muitas outras coisas a se descobrir do norte de Portugal. Que tal explorar essa linda região?