Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

6 coisas que você precisa saber antes de se mudar para Portugal

Portugal é um país incrível. Entretanto, é comum que algumas pessoas se mudem para a terrinha esperando algo que, no fim das contas, não acontece. Entender a realidade e os costumes do país é importante para evitar frustrações e mal entendidos.

Quando você pensa em se mudar para Portugal, o que vem à mente em um primeiro momento? Conforto, qualidade de vida, boa comida e bom trabalho? Calma que, por mais que todas essas coisas e muito mais possa acontecer, nem sempre essa transição é fácil.

Pra te ajudar a conhecer melhor Portugal, selecionamos 6 coisas que você precisa saber antes de se mudar para lá. Depois, é só preparar as malas!

1. Diarista não é algo comum em Portugal

Em Portugal e em boa parte da Europa, as próprias pessoas da família se encarregam da limpeza.

É claro que existem casas com empregada em tempo integral, porém o mais comum é uma pessoa uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Em geral, essas profissionais cuidam apenas da limpeza e não passam roupas, por exemplo. Por isso, todas as pessoas têm máquinas de lavar e secar em casa e cuidam de passar suas próprias roupas.

Há, ainda, as lavanderias self-service espalhadas pelas cidades portuguesas, utilizadas principalmente no inverno.

Outras profissionais muito comuns no Brasil, mas que têm pouca adesão em Portugal são as babás. Isso porque os berçários funcionam a partir das 7 horas da manhã até as 19h e recebem bebês a partir dos três meses.

Porteiro é algo mais raro ainda! Ao contrário do Brasil, onde os prédios todos contam com esses profissionais, em Portugal, esta profissão é raríssima, exceto em prédios de luxo.

2. Não falar inglês pode ser um impeditivo

Apesar de a língua portuguesa ser uma facilidade para os brasileiros, não falar inglês pode trazer problemas para conseguir trabalho por lá.

Nas cidades turísticas, por exemplo, o inglês é exigido para garçons, recepcionistas, atendentes de lojas, etc.

O ideal é que a pessoa fale o inglês e mais uma língua, que pode ser espanhol, francês ou alemão. Elas, inclusive, fazem parte da grade curricular das escolas em Portugal, sejam públicas ou privadas.

3. Energia Elétrica custa bem caro em Portugal

O país tem uma grande deficiência energética e, por isso, precisa importar energia de outros países como a Argélia, por exemplo. E isso se reflete na conta.

Economizar energia é determinante em Portugal. Então, é comum que os prédios adotem políticas para reduzir seu consumo ou você mesmo faça isso quando vir a conta!

4. Portugal não está preparado para o frio

Ao contrário de muitos países europeus que estão preparados para as baixas temperaturas, muitas casas e lojas de Portugal não estão.

Especialmente na região Norte do país, onde o inverno é bem rigoroso e chuvoso, pode ocorrer mofo nas paredes e armários, além de muito frio dentro de casa.

Brasileiros não estão acostumados com isso e podem sofrer no inverno. Com a energia cara no país, é importante escolher bem um imóvel – de preferência que conte com sistemas de aquecimento central.

5. A carne é muito cara

O Brasil oferece diversos tipos de carnes e preços. Em Portugal, a carne de boi é caríssima e pode assustar, ao passo que carne de porco e frango costumam ser baratos.

Nos talhos (açougues) é bem comum encontrar a carne bovina europeia ou da América do Sul (Brasil, Uruguai e Argentina). Entretanto, os preços são bem mais altos.

Por outro lado, o peixe é bem barato em Portugal, principalmente o bacalhau.

6. É difícil encontrar um bom emprego rapidamente

Não é simples chegar a Portugal e encontrar um trabalho bom e bem remunerado.

É preciso se planejar financeiramente e estar pronto para aceitar trabalhos com salários reduzidos. Um profissional de TI em Portugal recebe um ótimo salário comparado à média salarial do país (750€) e ao salário mínimo de Portugal.

Vale a pena identificar se o seu salário bastará para pagar as despesas e se manter no país, ok?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp