Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Alheira, a deliciosa linguiça portuguesa

A alheira é uma linguiça portuguesa que tem origem curiosa. Reza a lenda que, no século XVI, diante da Inquisição, foi preciso que judeus criassem uma variante desse embutido sem porco para fugirem de seus perseguidores.

Foi aí que surgiu a alheira, uma alternativa à linguiça, ao chouriço e à morcela enchida com pão, alho, azeite, gordura e carnes de caça ou frango. Pendurada no teto, ela evitava que os inquisidores descobrissem que havia judeus ali.

Passados os anos, a alheira só se fortaleceu como uma das delícias de Portugal. Em 2013, a Alheira de Mirandela foi certificada pela União Europeia com a Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Esse selo protege os produtores locais, o que significa que só pode ser chamada de Alheira de Mirandela aquela feita nesse local, seguindo os métodos tradicionais de produção.

Onde comer alheira em Portugal

A alheira é tradicional de Mirandela, região totalmente voltada a essa atividade. Com 12 grandes fábricas, esse local é protegido, como falamos anteriormente, e ideal para degustar e comprar essa iguaria.

Trás-os-Montes é outro local com deliciosas alheiras. Um bom restaurante para experimentar essa delícia é a Adega, onde a alheira é servida grelhada com batatas a murro e legumes.

O Flor de Sal é outra indicação de restaurante. Nele, a alheira é servida grelhada, com o ovo a cavalo, com molho de vinho do Porto, ou com laranjas na companhia da azeitona, uma especialidade local.

No Porto, a Tabafeira é outro local que serve deliciosas alheiras. O estabelecimento tem empadas, folhados, bruschettas, folares e até hambúrgueres, sempre com o típico enchido como ingrediente principal.

Em Lisboa, o Floresta do Salitre e o Alfaia são bons exemplos de locais que servem a alheira. O Taberna da Esperança mescla tapas e petiscos para todos os gostos, incluindo alheira com ovos mexidos.

Deu água na boca? Que tal visitar Portugal e fazer um roteiro gastronômico pela terrinha?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp