Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Alheira de Mirandela: por que você deve prová-la

A Alheira de Mirandela é um dos tipos de alheira mais tradicionais de Portugal. Trata-se de um embutido defumado em formato de ferradura. Seu interior reúne uma espécie de pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos.

Essa delícia figura, inclusive, entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Por isso mesmo, é mandatório provar a Alheira de Mirandela em uma visita a terrinha!

Como consumir a Alheira de Mirandela



A alheira pode ser consumida grelhada ou assada. Em geral, ela é acompanhada por batatas cozidas e legumes da época. Pode, ainda, ser servida com batatas fritas, arroz e ovo. Muitos bares no Brasil servem a alheira como aperitivo, com fatias de pão.

A história da Alheira remonta ao século XV, quando os judeus que se instalaram no interior de Portugal precisavam fugir da Inquisição. Sendo assim, deviam fingir que consumiam carne de porco normalmente (sendo que a religião judaica proíbe o consumo dessa carne).

Diante desse cenário, criaram um tipo de chouriço apenas com outras carnes, tais como vitela, coelho, pato e peru, unidos a massa de pão. A receita, então, conquistou o paladar dos cristãos ao longo do tempo.

Como fazer a Alheira de Mirandela

A versão moderna da alheira, que destoa um pouco da original criada pelos judeus, leva porco, frango e alho. Essa é, portanto, a Alheira de Mirandela.

Para preparar essa delícia, basta reunir:

5 alheiras
1 punhado grande de grelos (vegetal tradicional português)
1 kg de batatas médias
4 dentes de alho
0,5 l de azeite
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:

Ligue o forno a 180 graus. Lave e arranje os grelos, e os cozinhe em água temperada com sal. Depois, escorra-os bem.

Lave as batatas, corte-as ao meio com a casca e também as cozinhe em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as amornar e retire sua pele.

Pique as alheiras com um garfo, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno, virando de vez em quando, durante 20 minutos ou até que fiquem bem assadas.

Descasque, lave os dentes de alho e pique-os.

Aqueça o azeite e deixe refogar até começarem a ficar dourado. Junte depois os grelos, deixe saltear bem e tempere com sal e pimenta se necessário.

Sirva as alheiras com os grelos e as batatas e regue com o molho de assar as alheiras. Você pode, ainda, acrescentar ovo cozido ou estrelado.


Portugal é repleto de delícias e encantos!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp