Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Aprenda a fazer um típico Polvo à lagareiro português

O polvo é um dos pratos mais apreciados em Portugal. Versátil e muito gostoso, ele deu origem a muitas receitas, porém a mais conhecida até hoje é o polvo à lagareiro. Bastante típico, ele já ganhou adaptações, porém a tradição se mantém viva.

Essa receita típica da gastronomia portuguesa teve origem na figura do lagareiro (pessoa que trabalha na produção do azeite). Ele se relaciona a essa receita devido à grande quantidade de azeite empregado nela.

Aprenda a fazer um típico polvo à lagareiro português e delicie-se com esse prato!

Ingredientes do polvo à lagareiro



1 kg e meio de polvo
250 ml de azeite
2 cabeças de alho
1 cebola
Sal
900 gramas de batatas pequenas
2 folhas de louro
Pimenta branca
Salsa

Como preparar o polvo à lagareiro



Para preparar o polvo à lagareiro, primeiramente, pré-aqueça o forno a 160 graus. Coloque o polvo numa panela grande, com 5 litros de água, 5 ml de azeite, uma cabeça de alho descascada e uma cebola com casca.

Deixe a mistura cozinhar durante 40 minutos, até que fique macio. Você pode conferir o ponto espetando, com um garfo, os tentáculos mais grossos.

Na sequência, tempere a receita com sal e deixe-a esfriar na própria água. Separe a cabeça do polvo dos tentáculos e reserve esse ingrediente em uma travessa.

Lave bem as batatas e tempere-as com sal. Para ficarem macias, levar ao forno a 160 graus durante 35 minutos. Depois, junte as batatas aos tentáculos e aumente a temperatura do forno para 180 graus.

Regue o polvo e as batatas com azeite, distribua os dentes de alho esmagados e as folhas de louro pela travessa e polvilhe com pimenta moída.

Leve ao forno e, quando o polvo estiver bem dourado, jogue salsa picada e sirva-o.


Esse é um dos muitos pratos deliciosos de Portugal. Se você quiser conhecer mais, que tal visitar a terrinha?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp