Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Bola de Berlim: conheça o tradicional doce português

Você sabia que Portugal tem um doce famoso que veio da Alemanha? A Bola de Berlim é um bolo semelhante à Berliner Alemã e chegou à terrinha na Segunda Guerra Mundial, com refugiados judeus. Fácil de fazer e muito gostosa, essa delícia é encontrada em boa parte das pastelarias de Portugal.

Esse doce é bastante consumido nas praias de Norte e Sul do país durante o verão e, em alguns casos, as Bolas de Berlim são vendidas sem recheio. Se você gosta do doce, também é possível encontrá-lo no Brasil, em algumas padarias de São Paulo. Em geral, é recheado com creme ou doce de leite.

Quer saber mais e entender a receita da Bola de Berlim? Acompanhe as nossas dicas!

O que é a Bola de Berlim



Doce tradicional alemão e com forte história também em Portugal, a Bola de Berlim foi trazida pelos refugiados judeus na Segunda Guerra Mundial e se caracteriza por ser polvilhado com açúcar. Recheada com um doce amarelo chamado creme pasteleiro, a Bola de Berlim se difere da Berliner, que contém doces vermelhos (morangos, framboesa, etc.).

Fritas antes de serem recheadas com o creme pasteleiro, as Bolas de Berlin são maiores que as alemãs e, em países como o Brasil, recebem o nome de sonho. Por aqui, sua venda teve início em 1920, com o aproveitamento das sobras de massas de pão.

Em Portugal, as Bolas de Berlim são muito apreciadas e podem ser encontradas em doceiras locais. Nos países de língua inglesa, são conhecidas genericamente como donuts e são normalmente recheadas com compota. Nos Estados Unidos, são conhecidas como Bismarcks. Na Austrália, o termo berliner também é utilizado.

Na França, são conhecidas como Boules de Berlin. Na Itália, seu nome é krapfen e ela é produzida na região do Tirol Meridional, no Norte do país. No Sul, o nome mais comum é bomba ou bombolone.

De onde surgiu a Bola de Berlim

A versão alemã da Bola de Berlim é chamada Berliner Pfannkuchen (bolo berlinense de frigideira), Berliner Ballen (bola de Berlim) ou simplesmente Berliner (berlinense). Naquele país, o doce é feito com farinha doce e fermento, frito em óleo ou gordura e recheado com compotas, sendo polvilhado com açúcar em pó.

Por vezes, são também recheados com chocolate, champanhe ou licor advocaat, ou apresentadas sem qualquer recheio. O recheio é inserido após a fritura, não sendo visível antes de o bolo ser partido.

Independentemente do nome ou origem do doce, uma coisa é certa: vale a pena experimentar a Bola de Berlim se estiver em Portugal.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp