Castanha portuguesa: confira receitas com esta iguaria
A Castanha Portuguesa é uma iguaria servida nas ruas de muitas cidades portuguesas. Em Lisboa, por exemplo, é possível encontrar diversos carrinhos que a vendem quentinha, por um valor baixo. Ela é rica em nutrientes e pode dar vida a muitas receitas, sabia?
As versões cozida ou feita na brasa da castanha portuguesa são as mais conhecidas, mas existem muitas outras possibilidades de degustá-la. Ela vai bem no petisco salgado até a sobremesa.
A seguir, veja algumas ideias de receita com a castanha portuguesa!
Castanha portuguesa assada no forno
Essa é a receita mais simples e conhecida. O preparo no forno é muito fácil e só exige as próprias castanhas. Você deve colocá-las no forno médio por 40 minutos. Depois, é só comê-las como petisco ou utilizá-las em receitas.
Castanha portuguesa cozida na panela de pressão
O forno pode ser substituído pela panela de pressão. Neste caso, o cozimento cai para 20 minutos e a castanha fica deliciosa da mesma forma!
Purê de castanha portuguesa
O purê de castanha portuguesa é fácil de preparar e leva poucos ingredientes. Basta reunir:
1 kg de castanhas portuguesas cozidas
4 colheres (sopa) de manteiga
200 ml de leite integral
1 pitada de sal
Na hora de preparar a castanha, coloque-as em uma panela, cubra com leite e deixe cozinhar por aproximadamente 30-40 minutos, até ficarem bem macias e começarem a se desfazer.
Coloque as castanhas e o leite num processador, mixer ou liquidificador junto com a manteiga e bata até obter um purê. Tempere com uma pitada de sal.
Nhoque de castanha portuguesa e batata
Misturar castanhas cozidas às batatas dá mais cor e sabor ao prato, permitindo cozinhar um nhoque caseiro e macio.
Ingredientes
400 gramas de castanha portuguesa sem casca
1/2 xícara de ricota fresca
1 ovo pequeno
1 pitada de canela em pó
1/2 xícara de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 pitada de noz-moscada
1/4 xícara de queijo pecorino ralado
4 xícaras de queijo pecorino ralado para polvilhar
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a castanha em 2 litros de água por 30 minutos ou até ficar macia. Em um processador, misture-a com a ricota e passe pela peneira. Junte os ovos, a canela, sal e a farinha de trigo.
Faça rolinhos com a massa e corte-os em pedaços de cerca de 1,5 cm. Numa frigideira, refogue a cebola na manteiga até ficar macia. Tempere com sal e a noz-moscada. Reserve na frigideira.
Ferva 4 litros de água com 1 colher (sopa) de sal. Cozinhe os nhoques até subirem à superfície. Escorra e transfira-os para a frigideira com o molho de manteiga. Polvilhe com o pecorino.
Peru recheado com castanha portuguesa
Esse prato tem cara de fim de ano, mas pode ser feito em qualquer época. O passo a passo é o seguinte:
Descongele o peru e limpe o interior, reservando os miúdos. Depois, passe um pouco de sal na superfície do peru e ponha-o em uma assadeira, regando com o vinho e colocando as folhas de louro, os cravos e gotinhas do molho de pimenta.
Deixe-o passar a noite na geladeira e, no dia seguinte, prepare o recheio.
Moa as castanhas com o pernil e os miúdos do peru. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Depois, tire peru da marinada e seque seu interior com um pano de prato limpo. Reserve a marinada coada. Ponha o recheio dentro do peru e costure com barbante fino, fechando o papo e a abertura inferior.
Passe bastante manteiga na superfície da ave, cubra com papel alumínio, e leve ao forno médio preaquecido a 180°C, regando com a marinada. Depois de duas horas, aumente a temperatura do forno para 200°C.
A castanha portuguesa dá origem a inúmeras receitas deliciosas! Vale a pena ousar nos pratos com ela.