Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como conseguir bolsas de estudos em Portugal

O número de brasileiros que desejam estudar em Portugal é cada vez maior. Isso porque as universidades portuguesas são cada vez mais reconhecidas pela qualidade de seu ensino e variedade de cursos.

Nos últimos anos, houve um aumento considerável do número de estudantes que se mudaram para a terrinha. Se esse for o seu desejo, você sabe como conseguir bolsas de estudo em Portugal?

Como conseguir bolsas de estudo em Portugal?

A famosa Universidade de Coimbra, uma das mais conhecidas de Portugal, tem grande tradição. Ela pode, em determinados casos, custar até 7 mil euros por ano.

Pensando nisso, é essencial conseguir uma bolsa de estudos para arcar com os inúmeros gastos. Eles incluem moradia, transporte, ensino, livros, lazer, etc.

Algumas das formas e locais para se conseguir uma bolsa de estudos para estudar em Portugal são:

  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Instituto Camões
  • Fundação Luso-Americana
  • Associação Duarte Tarré
  • Fundação do Oriente
  • Fundação Cidade de Lisboa
  • Fundação Eugénio de Almeida
  • Fundação Rotária Portuguesa
  • Fundação Millennium BC

Cada local tem suas regras específicas e condições, obviamente, mas há opções alternativas.

Uma delas é o programa Ibero-Americanas, iniciativa do Santander Universidades. A iniciativa distribui subsídios para graduação com valor de até 3 mil euros.

Alunos que estudam em universidades públicas brasileiras, como USP, UNESP, UFF, UNB, UFMG ou UFRJ, têm a opção de fazer intercâmbio. Nesses casos, há inúmeros convênios com universidades portuguesas.

Bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), obtidas por meio de concursos públicos, são alternativa. Além disso, o aluno pode solicitar o benefício ao CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Consulado Geral de Portugal.

Benefícios de estudar em Portugal

Portugal, além de suas belezas naturais, oferece custo de vida mais barato, mesmo idioma, alto padrão acadêmico e ótimo clima.

Além disso, suas instituições de ensino aceitam as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensono Médio).

Na média, os cursos em Portugal podem custar de 3 a 3.500 mil euros por ano. Entretanto, há casos de universidades mais caras, cujos valores podem ser abatidos pelas bolsas.

Precisa de ajuda para obter visto português ou cidadania portuguesa?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp