Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como estudar de graça em Portugal

São muitos os brasileiros que desejam cursar uma faculdade em Portugal, porém nem todos têm recursos suficientes para arcar com o valor do curso, hospedagem e outras despesas. A boa notícia, nesse caso, é que é possível estudar de graça em Portugal, conseguindo bolsas e incentivos do governo.

Em geral, as bolsas oferecidas por essas instituições cobrem a anuidade dos estudos, despesas do estudante no país e com a viagem. Elas podem ser concedidas por necessidade, mérito ou perfil. Se você deseja estudar de graça em Portugal, veja, a seguir, como conseguir!

Como conseguir estudar de graça em Portugal



Quem pretende estudar em Portugal sem pagar pode conseguir esse benefício de três formas: necessidade (renda ou situação econômica do estudante), mérito (nível acadêmico avançado, diferencial esportivo ou artístico) ou perfil (se a universidade deseja alocar mais mulheres em um curso, por exemplo).

Além de um dos três fatores citados acima, para conseguir uma bolsa em Portugal é preciso agregar o seguinte:

- Ter boas notas e histórico escolar com, no mínimo, 70% de aproveitamento;
- Reunir a documentação exigida pela universidade;
- Ser fluente em outros idiomas;
- Contar história de maneira convincente, citando os motivos pelos quais merece a bolsa.

Existem, ainda, bolsas concedidas no Brasil para estudar em Portugal para fazer um intercâmbio acadêmico. Cada universidade brasileira funciona de uma maneira diferente e, por isso, é importante conhecer seu edital. Em geral, a bolsa compreende apenas a isenção do pagamento da mensalidade da instituição portuguesa.

Estudantes de mestrado e doutorado podem conseguir bolsas para a modalidade sanduíche. Nesses casos, é preciso iniciar o curso na instituição brasileira e, posteriormente, participar de processos seletivos para concorrer a bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche.

Enem pode te ajudar a estudar de graça em Portugal

Brasileiros que tenham prestado o Enem podem se candidatar a uma bolsa em Portugal usando a nota do exame, com exceção dos estudantes de Medicina.

Na terrinha, estudantes que obtiverem as melhores classificações no processo seletivo têm direito à bolsa de estudo ou a uma ajuda de custo em algumas universidades. Atualmente, mais de 30 universidades portuguesas adotam o processo seletivo com base na nota do Enem.

Hoje em dia, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) oferece muitas bolsas de estudo e pesquisa em Portugal. Basta que o estudante preste um concurso e envie um projeto para ser selecionado. Há, ainda, a bolsa de estudo Luso-Brasileira da Fundação CAPES, concedida pelo Consulado Geral de Portugal.

Na Europa, um dos programas mais conhecidos para obter bolsas de estudo é o Erasmus. O programa beneficia milhares de jovens estudantes europeus, porém também se estende a estudantes de fora da União Europeia.


Estudar de graça em Portugal é viável e muito benéfico para a sua carreira acadêmica e profissional.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp