Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como funciona o sistema de saúde português

Antes de se mudar ou até viajar para um país, é importante saber como funciona seu sistema de saúde. Em Portugal, seu funcionamento é bom e os serviços são de qualidade, porém não existe serviço de saúde pública como o SUS.

Por lá, há centros de saúde, que se destinam a atender casos mais leves e sem urgência. Ali, são feitas consultas de rotina, acompanhamento de vacinação, etc. Já os hospitais atendem casos mais graves e devem ser pagos (ainda que os valores sejam reduzidos).

A seguir, falamos mais sobre como funciona o sistema de saúde português. Acompanhe!

Quanto custa para ser atendido em um serviço de saúde de Portugal



A saúde de Portugal é de alta qualidade, porém não é gratuita. É preciso pagar por consultas de rotina e exames. Uma consulta, por exemplo, custa cerca de 5 euros e a emergência em um hospital sai aproximadamente 20 euros.

Em casos de cirurgias recomendadas pelo médico, não é preciso pagar. Além disso, estão isentos de taxas algumas pessoas, tais como grávidas, crianças e jovens até 18 anos, doadores de sangue, de células, tecidos e órgãos, além de bombeiros, doentes transplantados, militares e desempregados.

Uma das vantagens do sistema de saúde português é que todas as informações do paciente são digitalizadas e disponibilizadas para qualquer hospital de Portugal.

Assim, independentemente do médico ou instituição que uma pessoa visitar, sua ficha estará acessível na hora.

Outra vantagem do sistema de saúde português é que, quando você recebe uma receita de medicamentos, há um código de barras para comprar os medicamentos com até 90% de desconto.

O que são ACES e estabelecimentos hospitalares



Os agrupamentos de centros de saúde (ACES) prestam assistências de saúde primárias a quem mora em uma região. Ali, as pessoas são atendidas por um médico de família, que as acompanha por muito tempo.

Cada ACES inclui unidades especializadas de saúde da família, de cuidados de saúde personalizados, de saúde comunitária e de saúde pública.

Já os estabelecimentos hospitalares prestam mais cuidados de saúde. A maioria dos hospitais públicos integra os centros hospitalares da mesma região.

As unidades locais de saúde (ULS) englobam todos os centros de saúde pública em Portugal e hospitais localizados em uma cidade ou região.

Para ter direito ao atendimento de saúde em Portugal, um brasileiro que morem, trabalhem ou estejam a turismo no país precisam solicitar um certificado gratuito (PB$) para ter o mesmo acesso à saúde que os portugueses. Com ele, os custos por procedimentos e atendimentos são bem menores.


Confiável, versátil e bastante eficiente, o serviço de saúde de Portugal acolhe bem cidadãos do país e também quem ainda não obteve a cidadania.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp