Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como funciona o sistema de trens em Portugal

Os trens em Portugal (comboios) são bastante utilizados. Eles são uma boa forma de se deslocar pelo país, não custam muito e são rápidos. Existem, inclusive, linhas modernas e de alta velocidade, ao passo que outras são mais antigas, porém igualmente eficientes.

Quer viajar de comboio em Portugal? Vale a pena saber que você consegue ir de uma extremidade a outra do país usando esse meio de transporte. Na terrinha, a malha ferroviária é muito extensa e quase todas as cidades têm uma estação.

A seguir, veja como viajar de comboio em Portugal, bem como suas vantagens e desvantagens!

Como funcionam os comboios em Portugal



A responsável pelas linhas férreas no país é a Comboios de Portugal (CP). Em seu site, inclusive, você encontra todos os trajetos disponíveis e consegue adquirir os bilhetes com até 60 dias de antecedência e algum desconto.

Os comboios da categoria “Intercidades” conectam diariamente as principais cidades do país, e servem muito bem para viagens de trabalho e lazer. Eles contam com assentos de 1ª e 2ª classe, vagão-bar (exceto para a Linha do Alentejo) e Wi-Fi gratuito.

Já o Alfa-Pendular é um comboio mais confortável, com menos paradas. Um pouco mais caro, ele é indicado para distâncias maiores, como Lisboa-Porto, além de outros destinos como Braga, região Norte, etc.

Quem optar pela 1ª classe recebe um kit de boas-vindas com bebida, jornal ou revista, além de fones de ouvido. Já a 2ª classe, conhecida como “Turística”, possui serviço de bordo e fones de ouvido.

Vale a pena viajar de trem em Portugal?



Se o viajante tem pouco tempo e precisa fazer diversas viagens em um mesmo país, o trem pode ser vantajoso. Embora seja um pouco mais caro, não possui as mesmas burocracias e atrasos que aeroportos.

Cada passageiro pode transportar uma bagagem, de qualquer tamanho ou peso. Contudo, é comum os viajantes embarcarem com mais de uma, sem necessidade de check-in.

Para se ter ideia de valores, uma viagem de comboio entre Lisboa e Porto custa cerca de 25 euros (2ª classe) e dura 4h45. Já no Alfa Pendular, o custo é de aproximadamente 30 euros, com duração de 3h45.

Confortável, com assentos numerados e possibilidade de comprar tickets pelo site, app, bilheterias e máquinas de estações, o comboio português é uma opção interessante para quem deseja conhecer o país por terra.


Vale a pena conhecer essa modalidade de transporte.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp