Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como funciona o tax free em Portugal

O Tax Free, traduzido como “livre de taxas”, é um recurso disponível em Portugal que tem devolve parte dos impostos pagos em compras. Ele desconta parte do IVA e seu valor depende do país em questão.

Em geral, ele fica entre 16 e 25%, mas, para conseguir o Tax Free, é essencial seguir algumas regras. Por isso, se você estiver em viagem de compras por Portugal, vale a pena conhecer o funcionamento desse recurso!

Quem tem direito ao Tax Free em Portugal?



Para ter acesso ao Tax Free é preciso morar fora da União Europeia. Depois, é fundamental juntar todos os comprovantes de compras feitas em Portugal e entregá-las na alfândega antes de ir embora.

Não são todas as lojas de Portugal que têm Tax Free. Por isso, vale a pena perguntar se essa regra se aplica ao local em que você estiver comprando.

Em Portugal, o valor mínimo exigido para ter direito ao Tax Free é de 61,35€, mas vale sempre confirmar com o vendedor. Vale a pena ressaltar que serviços, como hotelaria e restaurantes, não permitem recuperação de imposto.

Como solicitar o Tax Free em Portugal



Se a loja tiver a opção de Tax Free, basta você pedir a devolução do imposto no caixa. Então, você deverá preencher um formulário específico com número de passaporte, nome do viajante e país de residência.

Na sequência, é só juntar todos os comprovantes e formulários e guardar para quando for sair de Portugal.

Chegando ao aeroporto em Portugal, dirija-se à área da alfândega ou a locais que façam ”devolução de imposto”. Lá você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compra.

Pode ser que o agente te peça para mostrar os produtos, então, o ideal é separar em uma mala os objetos que devem recuperar imposto.

Feito todo o procedimento, você será orientado sobre como receber o valor do imposto de volta.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp