Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como harmonizar Vinho do Porto com refeições

Que o vinho do Porto é uma delícia quase todo mundo sabe. O que poucas pessoas atentam é que, para ser bem degustado e apreciado, ele deve ser harmonizado com as refeições certas. Como existem vários tipos de vinho do Porto, é importante conhecê-los em detalhes e entender a melhor forma de apreciá-lo.

O vinho do Porto tem a característica de fermentar parcialmente os açúcares das uvas. Dessa forma, ele preserva um gosto mais adocicado e alcoólico. Ideal para servir em ocasiões especiais e acompanhado de um prato delicioso, ele pode ser harmonizado com diferentes pratos. Dá uma olhada!

Como harmonizar o vinho do Porto com refeições

Existem diferentes tipos de vinho do Porto. A seguir, falamos sobre eles e como combiná-los com refeições.

1. Vinho do Porto Vintage

O Vintage é um dos vinhos do Porto mais prestigiados. Elaborado com as melhores safras, ele permanece em balseiros (barris de grande porte) ou barricas por cerca de dois anos, até ser engarrafado.

O vinho do Porto Vintage não é filtrado e, por isso, apresenta diversas camadas de aromas, sendo eleito como um dos melhores estilos de vinhos do Porto. A dica é harmonizá-lo com frutas secas, como figo, tâmara e damasco, além de nozes e queijos azuis, como gorgonzola ou roquefort.

2. Vinho do Porto Tawny

Esse vinho evolui alguns anos em contato com a madeira, afetando diretamente não apenas a coloração do produto, mas também seus aromas. Sua harmonização pode ser feita com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas.

Existem, também, Portos Tawny com indicação de idade, que podem ter mais de 40 anos. Se você tiver um desses em mãos, capriche na harmonização!

3. Vinho do Porto Ruby

Esses vinhos têm a cor mais intensa. São uma mistura de safras e, por serem um vinho jovem, com caráter frutado, o Porto Ruby combina muito bem com queijos salgados — como os do tipo gorgonzola e parmesão. Pode, ainda, ser combinado com sobremesas à base de chocolate.

4. Vinho do Porto Branco

Ótimo para drinks, o vinho do Porto Branco é elaborado com uvas brancas e apresenta doçura variável.

Em geral, são vinhos jovens, frescos e não passam por cascos, sendo elaborados em cubas de inox que mantêm o seu frescor. Os mais secos combinam bem com amêndoas, salmão defumado, frutas frescas, sorvete de baunilha ou creme, queijos curados e azeitonas. Os doces acompanham bem gaspachos e combinações de frutas com embutidos, como melão com presunto cru.

5. Vinho do Porto Colheita

Essa variedade tem estilo semelhante ao Tawnys, mas trata-se de vinhos elaborados com uma única safra. O correto é que permaneçam, no mínimo, sete anos em cascos, mas, em geral, são envelhecidos por muitos anos.

Esse tipo de vinho do Porto harmoniza muito bem com diferentes tipos de carne vermelhas, como as bovinas e suínas. Molhos cremosos e agridoces ficam excelentes com uma boa taça de Colheita.

6. Vinho do Porto LBV (Late Bottled Vintage)

O LBV (Late Bottled Vintage) é um vinho do Porto que tem boa relação entre qualidade e preço. Devido às suas características, são vinhos do Porto que harmonizam bem com sobremesas à base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.


Equilibrar é o segredo para harmonizar Vinho do Porto com refeições. Feito isso, é só partir para a degustação, que é uma delícia!

Portugal é um país rico em história e tradição vinícola!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp