Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como morar em Portugal? Veja como planejar a mudança

Com altíssimo nível de qualidade de vida, Portugal atrai cada vez mais estrangeiros que desejam morar ali. Suas inúmeras qualidades, boa gastronomia, segurança e clima ameno a transformaram no destino ideal.

Quer morar em Portugal e não sabe como? Primeiramente, é fundamental entender quais são suas metas e planos para, então, iniciar esse processo e planejar a mudança.



Como planejar sua mudança para Portugal

Uma primeira etapa nesse processo de definir sua ida a Portugal é entender o objetivo da viagem: estudo, trabalho, aposentadoria ou investimento?

Depois, é preciso avaliar se realmente vale a pena largar sua vida no Brasil e iniciar uma vida nova na “terrinha”.

Quem deseja investir precisa entender o mercado português, seus desafios e barreiras. Se o seu objetivo é trabalhar, pesquise sobre o mercado de trabalho, salários, validação de diploma, etc.

Estudos em Portugal exigem uma pesquisa sobre as universidade do país, mensalidades, período de inscrições, etc., ao passo que aposentados com rendimentos no Brasil necessitam de informações sobre visto, por exemplo.

Importante: para cada tipo de situação há um visto específico para se viver em Portugal. Um passaporte europeu também permite que você more no país, então, se você tiver direito à cidadania portuguesa, é recomendado tirá-la.

Que aspectos considerar ao planejar uma mudança para Portugal

Como, em geral, o planejamento de uma mudança precisa ser feito a longo prazo, é fundamental levar em conta que será necessária uma reserva de dinheiro para documentações, passagens aéreas, hospedagem, caução para alugar um imóvel, compras e, pelo menos, seis meses de despesas pagas.

Outro ponto fundamental é a escolha da cidade. Por isso, leve em consideração se você prefere frio ou calor, locais com praia, dias chuvosos, serra, interior, cidade grande, etc.

O Norte do país, por exemplo, tem locais mais chuvosos, ao passo que o Algarve oferece mais dias de sol por ano. Vale, ainda, entender como funciona o mercado de empregos dessa região, média de salários, preço de aluguéis, custo de vida, entre outros aspectos.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp