Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Como prestar concursos públicos em Portugal

Você sabia que brasileiros têm a possibilidade de prestar concursos públicos em Portugal?

Essas oportunidades são destinadas a quem deseja trabalhar em funções ligadas à administração pública no país. Para quem está de mudança para a terrinha ou deseja garantir uma fonte de renda antes de se mudar para lá, elas podem ser a opção perfeita!

Quem pode prestar um concurso público em Portugal

Cada concurso tem seu próprio edital e, portanto, define os requisitos básicos para se candidatar. Entretanto, a grande maioria deles exige currículo e outros documentos, que podem variar de acordo com a oportunidade aberta.

Se você é brasileiro, residente em Portugal e deseja prestar um concurso público português, há uma possibilidade. Essa oportunidade concedida a brasileiros só foi possível graças a um acordo entre Brasil e Portugal e já empregou inúmeros cidadãos.

Para se certificar de que essa oportunidade é permitida para estrangeiros, é essencial ler o edital com as informações do concurso.

Além disso, é preciso solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, por meio do qual um brasileiro tem acesso às mesmas condições que um português nato e pode desfrutar de inúmeras vagas de trabalho em Portugal.



Como pedir a Igualdade de Direito em Portugal?

Para obter o certificado de Igualdade de Direitos, o brasileiro deve viver legalmente em Portugal. Além disso, quem deseja o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres precisa se dirigir ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) com cópia do título de residência e certificado de nacionalidade (emitido pelo consulado brasileiro).

É fundamental, no entanto, que se valide o seu diploma em Portugal, especialmente se você tiver a intenção de prestar um concurso com determinado grau de escolaridade e formação específica.

Como é feito um concurso público em Portugal?

O processo de concurso público em Portugal é feito, primeiramente, com prova de conhecimentos e análise do currículo do candidato. Depois, é realizada uma avaliação psicológica e, na sequência, uma entrevista.

Passadas essas etapas, é feita uma avaliação final do candidato, que recebe uma nota com base em todas as fases anteriores.

Onde pesquisar os melhores concursos públicos em Portugal?

Existem alguns sites que divulgam, regularmente, as oportunidades de concurso público em Portugal. São eles BEP (Bolsa de Emprego Público), DGAEA (Direção Geral da Administração Escolar), ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde) e BASE (Contratos Públicos Online).
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp