Conheça a Tripa à Moda do Porto, uma delícia de Portugal
Existem pratos que nascem em uma determinada região mas, ao longo do tempo, caem no gosto de todo um país. Esse é o caso da Tripa à Moda do Porto, nascido na cidade de mesmo nome e que remonta ao tempo dos descobrimentos portugueses.
Feita com diversas carnes, tripas, enchidos e feijão branco, a Tripa à Moda do Porto foi candidato finalista à eleição “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”.
Quer saber mais sobre essa delícia e aprender a prepará-la? A gente te ajuda!
Origem da Tripa à Moda do Porto
Conta a história que o Infante D. Henrique, quando precisou abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o tipo de alimentos.
Assim, todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e levadas às embarcações. A população ficou apenas com as tripas e, a partir disso, foi necessário inventar alternativas, dando origem à Tripa à Moda do Porto.
Degustado no Porto, esse prato é tradicional da região e pode ser feito em casa, sabia?
Receita de Tripa à Moda do Porto
A receita da Tripa à Moda do Porto é relativamente simples, mas pede a reunião de alguns ingredientes. São eles:
1 kg de tripas de vitela
1 mão de vitela
150 g de chouriço de carne
150 g de orelheira
150 g de toucinho entremeado ou presunto
150 g de salpicão
150 g de carne da cabeça de porco
1 frango inteiro
1 kg de feijão manteiga
2 cenouras
2 cebolas grandes
1 colher de sopa de banha
1 ramo de salsa
1 folha de louro
sal e pimenta
Modo de preparo
Lave as tripas e as tempere com sal e limão. Depois, cozinhe tudo com água e sal.
Na sequência, limpe a vitela e cozinhe. Em outro recipiente, cozinhe as carnes restantes e o frango, que devem ser retirados à medida em que estiverem cozidos.
Cozinhe o feijão com as cenouras em rodelas e uma cebola aos gomos. Pique uma cebola e junte uma colher de banha. Pegue todas as carnes cortadas em pedaços (incluindo as tripas, frango, enchidos, etc.), deixe-os cozinhar um pouco e coloque o feijão.
Tempere com sal, pimenta preta moída, o louro e a salsa e deixe cozinhar bem. Retire a salsa e sirva em panela de porcelana ou de barro, polvilhado, salsa picada e acompanhado com arroz branco.
Gosta da culinária portuguesa? Que tal degustar suas delícias na terrinha?