Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Conheça as melhores festas de Braga

Braga é o destino ideal para quem gosta de festas populares. Cheia de cultura, religião e história, a cidade é um convite a desfrutar de eventos interessantes.

A partir do mês de abril, Braga oferece diversos festejos gratuitos por suas ruas. Se você gosta de experimentar essa cultura e se divertir, vale a pena inserir essa charmosa cidade no seu roteiro.

Terceira maior cidade de Portugal, Braga é muito interessante e merece a sua visita. A seguir, apresentamos as melhores festas de Braga!

Semana Santa em Braga: foco total no evento



Principal evento religioso da cidade, a Semana Santa acontece de 12 a 21 de abril. Ela leva às ruas a história da morte de Cristo e, por uma semana, promove romarias, cortejos, exposições, concertos e muito mais.

Como o evento é muito importante, escolas, universidades e empresas param por uma semana. O comércio também ganha as cores da Quaresma e santuários são reabertos nesta época do ano.

Braga Romana: retorno à antiguidade



Entre os dias 22 e 26 de maio, Braga volta a ser Bracara Augusta, relembrando os primeiros anos daquela que foi uma das mais opulentas cidades de Roma.

Fundada pelo imperador romano César Augusto, ao lado de Lucus Augusti e Asturica Augusta, Bracara Augusta foi fundada entre os anos 16/15 a.C. na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave.

Nesses dias de Bracara Augusta, as ruas viram palco da reconstituição das atividades econômico-sociais da época, com casas, escolas e fazendas. Todos se vestem de acordo com a época: soldados romanos, senadores, fazendeiros, negociantes e patrícios.

O mais curioso é que se vende apenas o que existia naquele período. Tudo é devidamente controlado e pesquisado para que se chegue o mais próximo possível do que ocorria nos tempos da Roma Antiga.

São João: desfiles, feiras e muita religiosidade

A homenagem a São João é outro evento de destaque em Braga. Essa festividade acontece, anualmente, de 14 a 24 de junho.

Ela mescla a parte religiosa com eventos culturais, como feiras de artesanato, apresentações musicais, desfiles folclóricos e cortejos dos bonecos cabeçudos.

O desfile do carro das ervas é muito interessante. Seu objetivo é perfumar as ruas com ervas de cheiro para purificar os lugares por onde passam as procissões.

Há, ainda, a dança do Rei Davi, bem como o carro dos pastores, que representa o nascimento de São João Batista.

A toda essa exaltação cultural junta-se o fato de que os bracarenses gostam de se reunir em casa e aproveitar a noite mais longa do verão comendo sardinha assada na brasa com um bom vinho português.

Noite Branca: dois dias seguidos de festividades

Realizada no primeiro fim de semana de setembro, a Noite Branca engloba 48 horas ininterruptas de eventos culturais.

Há concertos nas ruas, distribuídos por palcos da cidade. Ali, reúnem-se grandes nomes da música portuguesa. Os museus e teatros também oferecem atrações livres.

A Noite Branca é uma ótima oportunidade para conhecer teatros, casas culturais e museus de graça e ouvir uma boa música portuguesa.


Curtiu as dicas de Braga? Claro que há muito mais atrações por ali, mas essas são as principais.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp