Conheça o Pastel de Santa Clara, delícia portuguesa
O pastel de Santa Clara é um doce ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas muito famoso em Portugal. Originário do convento de mesmo nome, é um dos doces conventuais mais conhecidos.
A história conta que, em tempos de crise econômica, as freiras começaram a vendê-los aos estudantes da Universidade de Coimbra. A partir daí, essa delícia se popularizou em todo o país e fora dele.
Que tal conhecer a história do pastel de Santa Clara e até arriscar o preparo dessa receita em casa?
Como surgiu o pastel de Santa Clara português
O pastel teve origem em meados do século XVI, no convento que leva esse mesmo nome, em Coimbra.
Conta-se que, naquela época, os ovos eram utilizados para engomar os tecidos. Como sobravam muitas gemas, as freiras criaram diversas receitas.
Uma delas é o pastel de Santa Clara, que se popularizou no país e atravessou fronteiras, chegando, inclusive, ao Brasil.
Como fazer o pastel de Santa Clara
Que tal preparar uma receita de pastel de Santa Clara? Essa delícia é relativamente fácil de fazer e trará Portugal para a sua mesa!
Recheio
250 g de açúcar cristal
½ xícara (chá) de água gelada (100 ml)
100 g de amêndoas sem pele trituradas
9 gemas peneiradas e batidas ligeiramente
Pastel
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo do recheio
Misture o açúcar com a água em uma panela e leve ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda espessa (uns 20 minutos).
Retire do fogo, adicione a amêndoa e, mexendo vigorosamente para não talhar, junte a gema levemente batida.
Leve de volta ao fogo e, sem parar de mexer, cozinhe até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar.
Modo de preparo do pastel
Misture a farinha com a manteiga, o sal e 3 colheres (sopa) de água e amasse até desgrudar das mãos (se necessário, pingue mais água).
Estenda a massa com o rolo em superfície enfarinhada até ficar bem fina e depois estique-a com as mãos fechadas até ficar transparente.
Corte discos com cortador ou a boca de um copo, recheie com o creme de gema e modele no formato tradicional ou como pastel (pincele a borda com água para fechar bem).
Disponha em assadeira e leve ao forno médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 20 minutos ou até dourarem. Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e deixe esfriar.
Gostou da dica? Se puder ir até Portugal para degustar o pastel de Santa Clara “in loco” fica muito mais gostoso!