Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Conheça o vinho verde, tradição em Portugal

Você já ouviu falar no vinho verde? Tradicional em Portugal, ele é famoso em todo o mundo, mas por que será?

O vinho verde, basicamente, é a denominação de uma região vitivinícola demarcada. Localizada na província do Minho, no noroeste de Portugal, é uma das maiores regiões demarcadas da Europa.

Acredita-se que os vinhos verdes foram os primeiros exemplares da bebida feita em Portugal que foram exportados. Isso ocorreu por volta dos séculos XVI e XVII.

Origem do termo “vinho verde”



O vinho verde, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não tem coloração verde. Seu nome está relacionado à paisagem do local, predominantemente verde.

Proveniente de uma região com solos graníticos e temperaturas amenas, o vinho verde é leve e com boa acidez. Basicamente, a região que produz esses vinhos é dividida em nove sub-regiões.

São elas Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva e Sousa. Além do próprio vinho verde, são produzidos no local vinhos e espumantes brancos, rosés e tintos, aguardente vínica e bagaceira, além de vinagre branco, rosé e tinto.

O termo “verde” também se refere ao fato de que essa bebida é fresca e leve, ao contrário dos vinhos mais encorpados, produzidos em outras regiões.

Com garantia de origem desde 1959, o vinho verde tem boa acidez, leveza e toque frutado. Muitas uvas utilizadas em sua fabricação surgiram apenas no noroeste ibérico. Por isso ele é tão especial e reconhecido.

Como descobrir o vinho verde em Portugal

A rota dos Vinhos Verdes é uma atração especial para quem gosta de degustar a bebida. Visitas às vinícolas e degustações se combinam com belas praias, montanhas, vales e rios.

Existe a possibilidade de, inclusive, visitar cidades reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, além de monumentos de diferentes épocas.

Algumas das vinícolas para se degustar o vinho verde são o Solar das Bouças, Adega de Monção, Quinta da Seara e Quinta de Gomariz.

Quem quiser se aprofundar no assunto pode visitar o Museu Alvarinho Monção e o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

Gosta da cultura portuguesa?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp