Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Conheça os encantos da cidade de Barcelos


A cidade de Barcelos, em Portugal, é o destino ideal de quem deseja calmaria, inovação e modernidade. Localizada na região do Minho, Norte do país, sua marca principal é o galo, um dos maiores símbolos da cultura portuguesa.

Com forte produção de cerâmica e presença maciça na indústria têxtil, Barcelos está localizada a apenas 45 minutos de trem do Porto. Além de ótima qualidade de vida, ela também oferece a seus moradores os confortos da cidade grande.

Vale a pena conhecer Barcelos e desfrutar de um dos destinos mais buscados em Portugal para se viver!

Barcelos: história e localização



Barcelos está localizado no norte do país, e pertence ao distrito de Braga. Além disso, fica a cerca de 60 km do Porto, então é possível chegar até a cidade de trem, por exemplo.



Com custo de vida mais baixo na comparação com outras cidades portuguesas, Barcelos é um dos locais mais econômicos para se morar. Sua população é de aproximadamente 21 mil habitantes, incluindo muitos estrangeiros que se estabeleceram por ali.

Um dos destaques de Barcelos é o famoso galo português, que teve origem na cidade. Reza a lenda que, no século XV, um galo salvou um homem da execução após ser falsamente condenado à morte.

Quem for a Barcelos não pode deixar de provar seus pratos típicos. Os principais são galo assado “à moda de Barcelos”, cabrito assado; rojões à minhota, papas de sarrabulho à Barcelos, misto de polvo e bacalhau assado na brasa.

O que fazer na cidade de Barcelos



Esta pequena cidade portuguesa tem algumas atrações que valem a pena conhecer. São elas:

1 - Torre do Cimo da Vila

Em 1400, o Conde de Barcelos reforçou as muralhas da cidade com três torres quadradas feitas de pedras de granito. Apenas uma delas sobreviveu e está lá até hoje para ser contemplada.

A Torre do Cimo da Vila foi usada como prisão até a década de 1930 e, agora, abriga um centro de artesanato local. A entrada é gratuita.

2 - Museu de Olaria

Barcelos é conhecida por sua cerâmica em estilo figurado, ou seja: com traços acentuados, representando agricultores tradicionais, músicos folclóricos e também personagens de presépios.

Esse museu possui um patrimônio de quase 9 mil objetos e representa as tradições da cerâmica nacional e de outros países de língua portuguesa.

3 - Paço dos Condes de Barcelos

Afonso I, o duque de Bragança, construiu este palácio gótico no século XV. Considerado o edifício mais rico da cidade, foi danificado pelo terremoto em 1755 e desabou em 1801. Hoje, é uma ruína com poucas paredes, janelas com gradientes e uma chaminé alta.

4 - Igreja Matriz de Barcelos

Construída nos anos 1200, na transição do românico para o gótico, essa igreja possui uma inconfundível decoração do século XVIII nas naves, decoradas com azulejos azuis e brancos, mostrando cenas e episódios históricos da Bíblia.

5 - Mercado semanal de Barcelos

Esse mercado atrai compradores de longe. Com muitas barracas no Campo da República, todas as quintas-feiras, sua história remonta os tempos medievais.

Há muitos outros pontos turísticos em Barcelos, tais como a Ponte Medieval, a Torre da Porta Nova, a Casa da Calçada, o Solar do Benfeito, além de muitas igrejas e capelas.


Barcelos é destino de turistas e pessoas que deseja morar em Portugal economizando. Vale a pena visitar a cidade e conhecer seus encantos.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp