Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Conheça Trancoso, bem no centro de Portugal

Trancoso é uma das 12 aldeias históricas de Portugal. Para entrar na cidade, inclusive, é preciso adentrar uma das portas da muralha que até hoje a rodeia: a Porta d’El Rei. Só por isso, Trancoso em Portugal já é encantador.

Sardinhas doces, Torre de Menagem do Castelo e lindas flores são alguns dos destaques desse local. Localizado bem na região central de Portugal, Trancoso fica perto de Lisboa e vale muito a pena de ser visitado!

O que fazer em Trancoso, Portugal



Você gosta de castelos, muralhas e torres? Então Trancoso é o seu lugar!

Classificado como Monumento Nacional em 1921, o Castelo de Trancoso ergue-se no topo da colina, em posição estratégica. No interior do Castelo é possível subir ao topo da Torre de Menagem e ver as magníficas vistas da região.

Com três portas principais (Portas d’El Rei, Portas do Prado e Porta do Carvalho), o local também conta com duas portas secundárias (Porta da Traição e Olhinho do Sol). É possível, ainda, ver uma estátua construída em honra do lendário cavaleiro João Tição.

A Igreja de Nossa Sr.ª da Fresta também é outro destaque do local. Fundada no século XII, está localizada fora das muralhas e mantém seu aspecto original.

Outra dica do que fazer em Trancoso é visitar a estátua de Gonçalo Anes Bandarra, que viveu em Trancoso no século XVI. Bandarra era um sapateiro, poeta e profeta que escreveu trovas que o levaram a ser perseguido pela Inquisição de Lisboa sob suspeitas de “judaísmo”.

Por fim, vale a pena visitar o Parque Municipal de Trancoso, que data de 1886. Com cerca de 650 árvores de 40 espécies diferentes, permite a prática de exercício físico ao ar livre. O Palácio Ducal e o Campo Militar da Batalha de Trancoso.

Sardinhas doces: prato típico de Trancoso, Portugal



Um doce em forma de sardinha. Esse é o prato típico de Trancoso, denominado sardinha doce.

Coberto com chocolate e com recheio de amêndoa, ovos e açúcar, esse doce, reza a lenda, surgiu no Convento de Santa Clara de Trancoso.

Sua criação deriva da necessidade de satisfazer a insuficiência de peixe à época. Assim, para adoçar a boca enquanto esperavam a sardinha chegar, foi criado o docinho.


Localizado a mais de 300 km de Lisboa, Trancoso é uma aldeia que vale muito a pena visitar. Se você gosta de história, esse é o lugar ideal!

Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp