Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Cozido à portuguesa: origem e variantes do prato

O cozido à portuguesa é um prato derivado de séculos de aperfeiçoamento e melhorias de diferentes regiões de Portugal. Isso porque ele mistura carnes, vegetais e embutidos são incluídos neste que é um dos pratos mais tradicionais da terrinha.

Sua história não tem origem definida. Alguns dizem que o cozido à portuguesa veio da Espanha; outros afirmam que a tradição teve início na Itália e por aí vai. O que se sabe, no entanto, é que esse prato tradicional é degustado em todos os locais de Portugal e, por isso, vale a pena aprender a fazê-lo.

Origem do cozido à portuguesa em Portugal



No século XVII, Domingos Rodrigues, cozinheiro da Casa Real de Portugal, elegeu o cozido à portuguesa um prato riquíssimo, que devia conter perdizes, coelho e pombos.

À época, colocava-se, em uma panela, carne de vaca, frango, perdiz ou pombo, coelho, pé de porco, chouriço, linguiça e lombo. Além disso, nabo, alho, castanhas, sal e ervas aromáticas.

Com o tempo, o prato foi ganhando variações e ficando mais enxuto. Há quem prefira tirar o frango, o feijão ou o nabo. Há, ainda, quem acrescente milho, arroz, orelha de porco, salsichas e até batata doce.

Cozido à portuguesa em diversas regiões de Portugal



O cozido à portuguesa é feito de diferentes maneiras nas regiões de Portugal. A receita-base do cozido à portuguesa é carne de vaca, porco e frango, chouriço de carne e de sangue, farinheira e morcela, couve-portuguesa e couve-lombarda; cenoura, batata e nabo.

Cozido à Portuguesa na região do Minho

No Minho, junta-se ao cozido uma galinha gorda, presunto, salpicão e focinho de porco. Além disso, há couve e arroz.

Cozido à Portuguesa em Trás-os-Montes

Por ali, junta-se ao prato a alheira, que faz companhia ao chouriço de sangue e à farinheira. Também podem ser acrescentados feijão-verde e couve.

Cozido à Portuguesa no Alentejo

No Alentejo, o cozido não leva galinha, mas pode levar carneiro. Quase todas as partes do porco são aproveitadas e enchidos também são apreciados.

Cozido à Portuguesa no Algarve

No Algarve, o cozido pode levar batata doce e um raminho de hortelã. Grãos também fazem parte do prato.

Cozido à Portuguesa nos Açores

Nos Açores, o prato é feito debaixo da terra com o calor vulcânico. Alia-se inhame e toucinho à carne de vaca e de galinha.

Cozido à Portuguesa na Ilha da Madeira

Na Madeira, o cozido à portuguesa tradicional é servido com fatias de pão e hortelã e, numa variação mais típica da ilha, com cuscuz e tomilho, sem enchidos.


As receitas portuguesas são uma delícia, né? Que tal degusta-las in loco?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp