Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Degustação de azeites em Alentejo

A prova ou degustação de azeite da região do Alentejo é algo bastante procurado por turistas de todo o mundo, sabia? Isso porque a região concentra oliveiras há milhares de anos e o azeite produzido ali tem altíssima qualidade.

Assim como o vinho alentejano, que se conhece nas inúmeras vinícolas da região, o azeite também merece destaque. É possível fazer visitar e conhecer o processo que dá origem ao azeite de oliva.

Existem, inclusive, quintas em que as azeitonas são colhidas à mão e processadas no mesmo dia. Ali, você conversa com os produtores e entende por que esse produto é tão benéfico para a saúde e especial para a dieta mediterrânea.

Por que o azeite do Alentejo é especial



O que torna o azeite do Alentejo especial é sua baixa produção, respeitando as melhores práticas agrícolas.

Os azeites virgens extra exclusivos do Alentejo têm, em geral, 0,1 de acidez e são feitos com azeitona galega, uma variedade nativa de Portugal.

Por isso mesmo, as degustações de azeite têm sido cada vez mais procuradas na região. Vale a pena experimentar e conhecer esse outro lado da terrinha.

Onde degustar azeite no Alentejo

A degustação de azeite é realizada em diversas quintas do Alentejo. Uma opção fica perto de Azaruja, a uma distância de 20 quilómetros de Évora. Próximo de localidades como Evoramonte, Arraiolos, Estremoz, Vila Viçosa ou Redondo, o local é fácil de se chegar de carro.

Em geral, uma prova de azeite para duas a quatro pessoas custa cerca de 10 euros. O tempo estimado da experiência é de 75 minutos.

Há, ainda, a possibilidade de degustar azeites do Alentejo com pratos típicos da região. Você pode escolher entre degustar produtos como queijos e enchidos regionais, além de um almoço.

O melhor de tudo é que, depois de degustar os pratos, você ainda pode comprar garrafas de azeite e levar essa experiência para casa.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp