Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Dicas para aposentados conseguirem emprego em Portugal

Você se aposentou, fez todos os planos para morar em Portugal, mas não pretende deixar de trabalhar? Quem tem mais de 60 anos consegue, sim, oportunidades de trabalho na terrinha. Basta procurar as vagas certas e preencher alguns requisitos.

Os empregos para reformados (como são denominados os aposentados em Portugal) são voltados tanto para quem tem formação específica em uma área quanto para um público sênior. E a boa notícia é que a taxa de empregabilidade de idosos na terrinha é bastante alta!

aposentados conseguirem emprego em Portugal

Mercado de trabalho para aposentados em Portugal



Portugal tem uma das mais altas taxas de trabalho para pessoas acima dos 65 anos. Um levantamento do Expresso indica que 11,3% da população idosa ainda está no mercado de trabalho – uma das taxas mais elevadas da Europa.

É muito comum que os idosos continuem trabalhando após a aposentadoria. Com brasileiros que possuam cidadania portuguesa, isso também é possível, sabia?

Aposentados que se mudam para Portugal com visto D7 (visto de aposentado) pode trabalhar, sim, já que a lei não faz objeções sobre isso. Entretanto, para conseguir isso, o idoso precisa comprovar rendimento no Brasil para arcar com as despesas em Portugal. O trabalho entraria como um hobby, por exemplo.

Os setores que mais empregam aposentados em Portugal são os seguintes:

• Aplicativos de transporte (motorista de aplicativo)
• Turismo (atendimento em hotéis, resorts, concierge, etc.)
• Comércio (pequeno comércio, lojas de turistas)

Idosos que possuam experiência em determinada área também podem trabalhar em Portugal. Basta validar o diploma e se candidatar a uma vaga.

Existe, ainda, o Projeto 55+, uma plataforma que ajuda pessoas com mais de 55 anos a conseguirem um trabalho. Ela é voltada ao trabalho independente de pessoas com habilidades.

Para os aposentados conseguirem emprego em Portugal, basta se cadastrar, escolher as habilidades, que vão de jardinagem a pet sitting e aulas de música, e se oferecer ali. Dessa forma, os idosos previnem a solidão e se mantêm ativos, ganhando uma renda extra.

Quem pretende começar uma nova etapa de vida em Portugal precisa se planejar com antecedência e fazer algumas pesquisas na sua área antes de se mudar para a terrinha. Ter uma boa reserva financeira também é recomendável.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp