Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Enotourismo: melhores roteiros de vinhos em Portugal

Portugal é um país altamente rico em vinícolas. Há tipos de vinhos para todos os gostos e bolsos e, se você for à terrinha, vale a pena fazer enoturismo para descobrir cinco regiões perfeitas do país.

Localizadas no centro de Portugal, próximas à capital Lisboa, essas vinícolas são ideais para passeios curtos ou um fim de semana. Seja para momentos de descanso, românticos ou apenas para desfrutar o contato com a natureza, esses passeios são imperdíveis!

Roteiro de vinho no Dão



O Dão é uma das regiões vitivinícolas mais importantes do país e alguns dos seus melhores vinhos são reconhecidos internacionalmente. Há roteiros e degustações e, por isso, o ideal é reservar alguns dias para fazer tudo com calma.

Alguns lugares abordados são Viseu, Mangualde, Nelas, Tondela, Sátão, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Mortágua, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Arganil, Tábua, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital ou Carregal do Sal.

Quem pretende se hospedar por ali pode ficar na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. Trata-se de um solar em estilo barroco, construído no séc. XVIII e convertido em hotel. Além das provas de vinhos, pode-se passear pelos trilhos da quinta, participar na ordenha logo pela manhã, fazer queijo e compotas e até pisar as uvas no lagar.

As castas típicas desse local são os tintos Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz. Nos brancos, destacam-se as castas Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha ou Verdelho.

Enoturismo em Lisboa



Para começar um passeio enoturístico por Lisboa, vale a pena visitar o Museu do Vinho de Alenquer, que, além da exposição sobre a evolução das técnicas e instrumentos relacionados com a arte de fazer vinho, permite provar e adquirir a produção dos associados das Rotas dos Vinhos de Lisboa.

No mesmo dia, é possível, inclusive, fazer as rotas de Quintas de Alenquer, Linhas de Torres ou Óbidos. A Quinta do Sanguinhal, no Bombarral, é uma das paragens obrigatórias, com um programa vasto. É a própria família que recebe os visitantes, contando sobre a história de mais de um século do local.

Na região da Beira Interior, o melhor é começar por percorrer as aldeias históricas do local, podendo seguir a rota turística sugerida pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, que passa por Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva e Sortelha.

Ali perto, em Belmonte, visite as caves da Quinta dos Termos e participe de uma degustação dos vinhos ali produzidos.

Bairrada para os fãs de espumante

Ir à região da Bairrada e não experimentar um dos muitos espumantes de qualidade é algo quase tão inconcebível. A Rota da Bairrada propõe alguns roteiros, incluindo uma parada na Quinta Vale do Cruz, uma unidade de enoturismo que conjuga alojamento com visitas guiadas, prova de vinhos, vindimas e até um museu.

Os espumantes são elaborados na região da Bairrada desde 1890, pelo método clássico. Ali, há também outras castas de tinto, como Castelão, Alfrocheiro, Tinta Pinheira e Touriga Nacional. Entre os vinhos brancos, as castas mais frequentes são a Arinto, Fernão Pires, Bical, Cercial e Rabo de Ovelha.


Portugal é uma verdadeira festa para quem aprecia um bom vinho. Opções de passeios e degustações não faltam.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp