Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Ensino superior em Portugal com a nota do ENEM 2023

A edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro, não apenas facilita o acesso às renomadas instituições de ensino no Brasil, mas também é a chave para explorar as oportunidades acadêmicas em Portugal, uma nação que valoriza e reconhece a competência dos estudantes brasileiros. Saiba mais sobre o Ensino superior em Portugal com a nota do ENEM.

Portugal, um país com uma rica tradição educacional, abre suas portas para mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos no ENEM 2023, permitindo que cruzem o Atlântico em busca de uma educação superior de qualidade. O acordo entre os governos brasileiro e português pavimentou o caminho para essa iniciativa inovadora, tornando Portugal o país estrangeiro que mais acolhe estudantes através das notas do ENEM.

A revelação das notas, agendada para 16 de janeiro de 2024, não é apenas um momento de realização pessoal, mas também o início de uma jornada de descobertas em instituições portuguesas renomadas. São 51 estabelecimentos de ensino superior em Portugal, entre universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, que valorizam e aceitam as notas do ENEM como critério de admissão. Esta é uma oportunidade singular para os estudantes brasileiros expandirem seus horizontes acadêmicos e pessoais nas terras lusitanas.

estudante brasileiro em Portugal
Entre os estabelecimentos que reconhecem o mérito do ENEM, destacam-se a Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria, entre muitas outras. Cada uma dessas instituições possui regulamentos específicos para a utilização das notas do ENEM, proporcionando uma variedade de opções conforme as aspirações e aptidões de cada candidato.

A aventura acadêmica em Portugal não é apenas uma chance de receber educação de qualidade, mas também uma oportunidade de imersão em uma cultura diversificada, histórica e acolhedora. O gabarito oficial do ENEM, que será divulgado em 24 de novembro, é mais do que apenas uma avaliação de desempenho; é o início de um capítulo novo e empolgante na vida acadêmica dos estudantes brasileiros.

O sonho de estudar em Portugal está agora ao alcance, graças às pontes construídas através da educação.

Mas não podemos esquecer de um importante passo burocrático: a obtenção do visto de estudante para Portugal. Se você não possui cidadania europeia e seu curso tem duração superior a 3 meses, a solicitação do visto é um requisito indispensável. O processo deve ser iniciado com antecedência, assim que receber a confirmação de admissão para o Ensino superior em Portugal com a nota do ENEM 2023.

O requerimento do visto de estudante pode ser realizado junto ao Consulado Português mais próximo ou ter a assessoria do escritório da Dra. Denise Marques, onde você poderá fornecer a documentação necessária e esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao processo.

A expedição do visto de estudante para Portugal tem um prazo estimado de 60 dias após a submissão do pedido. Esta janela de tempo requer paciência e planejamento, garantindo que todos os preparativos para a sua estadia em Portugal estejam alinhados com a data de início de seu curso.

Enquanto aguarda, é um período oportuno para organizar acomodações, planejar finanças e, claro, mergulhar na cultura e na língua portuguesas, preparando-se para uma experiência acadêmica enriquecedora e transformadora em solo europeu.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp