
A Festa das Vindimas é uma popular festa portuguesa. Ela acontece em algumas cidades de Portugal, mas a mais tradicional é feita em Viseu.
Vindima significa colheita da uva, com o objetivo de produzir vinho. Quando essa festa acontece, há degustação e venda de vinhos, além de passeios em quintas locais. Além disso, a festa tem eventos de gastronomia e música e costuma atrair muitas pessoas.
Onde acontece a mais tradicional Festa das Vindimas
A Festa das Vindimas de Viseu acontece, como o nome sugere, na cidade de Viseu, situada na província da Beira Alta, Região das Beiras e sub-região do Dão-Lafões, no centro de Portugal.
Boa parte da celebração acontece no centro da cidade, por onde as atividades estão espalhadas. O principal ponto em que elas são realizadas é o famoso Mercado 2 de Maio, localizado próximo à Rua Formosa, 15.
O evento é gratuito, uma vez que você pode circular livremente pelas ruas históricas do centro da cidade de Viseu e desfrutar das atividades realizadas durante a festa.
O que é pago são as degustações, bem como os pratos preparados por chefs renomados e as visitas às quintas locais.
Quando ocorre a Festa das Vindimas
Muito popular, a Festa das Vindimas acontece no mês de setembro, geralmente começando em uma quinta e terminando no domingo.
Os vinhos são produzidos em Quintas locais, que podem ser visitadas, sempre no sábado, pagando-se um ingresso, que geralmente é de 30 euros. São celebrados pontos como as produções locais, valorizando a gastronomia, a vinificação e o artesanato da cidade.
Há, ainda, o “Viseu Estrela à Mesa”, um evento gastronômico dentro da Festa das Vindimas, que traz alguns chefes renomados para cozinhar pratos com ingredientes locais.
Viseu é um lugar interessante e que merece a sua visita.