Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Gastronomia da Ilha da Madeira, vale a pena saborear

A gastronomia da Ilha da Madeira é muito rica e saborosa. Se você estiver no arquipélago, vale muito a pena conhecer seus restaurantes e pratos típicos. Utilizando ingredientes frescos e variados, os pratos dessa região são de dar água na boca.

Do peixe à carne, com suas frutas tropicais, doces, pão (bolo do caco) e vegetais, a Ilha da Madeira é um local que merece a sua visita e uma experiência gastronômica. Por isso, conhecer seus pratos típicos e suas especialidades é fundamental!

1.

Sopa de Tomate e Cebola



Com sabores fortes e reconfortantes, esta sopa é feita de cebola e alho picado, tomate fresco, orégano e azeite. No centro do prato, um ovo semi-cozido fica posicionado – ideal para molhar o pão torrado na sopa.

2. Bifes de Atum com Milho Frito

A pesca do atum é bastante comum na Ilha da Madeira. Neste prato, o atum é cortado em bifes, temperado com sal e marinado num “molho de vilão”. Este prato é feito com vinagre, azeite, alho, orégãos e pimenta. A farinha de milho é cozida e depois cortada em pequenos cubos, que são fritos e servidos como acompanhamento.

3. <Filé de Espada com banana

O peixe-espada é uma raridade, disponível em poucos lugares do mundo. Típico, da Madeira, ele fica a cerca de 1000 metros de profundidade e, ali, é servido em filés.

Temperados com alho, sumo de limão, sal e pimenta e fritos na sequência, eles são acompanhados por bananas descascadas. Acompanham, ainda, batatas cozidas, também conhecidas localmente como “semilha”, salada de alface e de tomate.

4. Espetada e bolo do caco

A espetada da Ilha da Madeira consiste em pequenos cubos de carne de vaca, temperados com sal, alho e folhas de louro, enfiados num espeto.

Nesse prato, a carne é assada em um braseiro e servida diretamente no espeto. Já o bolo do caco é o pão típico da Madeira, feito com batata-doce, farinha, fermento de pão, sal e água.

Levemente adocicado e amassado em forma de bola, esse pão é servido quente e com manteiga de alho. A espetada é normalmente servida com batata frita, milho frito e salada.

5. Carne de Vinho e Alhos

Este prato consiste em pequenos cubos de carne de porco (marinados e cozidos em vinho branco, dentes de alho, vinagre, louro e pimenta) servidos com fatias de pão frito ou de bolo do caco.

6. Pudim de Maracujá

A Ilha da Madeira é rica em vegetais e frutas. Uma delas é o maracujá, que dá origem a um delicioso pudim.

O pudim de maracujá é feito com a polpa do maracujá, gelatina, leite condensado e natas. Essa é a sobremesa ideal madeirense!


Charmosa, rica em gastronomia e cheia de opções, a Ilha da Madeira é o destino ideal para quem deseja relaxar, comer bem e ter acesso a uma paisagem de tirar o fôlego.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp