Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Gosta de ler? Conheça as mais lindas bibliotecas de Portugal

Portugal reúne algumas das mais lindas bibliotecas da Europa, sabia? Quem gosta de ler ou somente apreciar a beleza e história tem, nas bibliotecas de Portugal, ótimas opções.

Algumas das bibliotecas de Portugal foram construídas por reis, ao passo que outras foram concebidas por particulares. Elas reúnem sabedoria, conhecimento e muitos encantos, que valem a pena ser conhecidos e admirados.

Conheça, a seguir, as 5 bibliotecas mais bonitas de Portugal:

1.

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra



Esse local guarda exemplares únicos do saber produzido no Ocidente entre os séculos XV e XIX. É considerada uma das mais belas do mundo e foi erguida no reinado de D. João V.

A maior sala do convento de Mafra possui mais de 40 mil livros, arrumados e alinhados nas estantes em estilo rococó. Entre os destaques estão encadernações em couro, gravadas a ouro, dispostas em uma planta com formato de cruz.

Em seu acervo encontram-se obras de medicina, filosofia, literatura, direito, gramáticas e dicionários, além de livros de viagens. Ali está o a primeira edição do Alcorão de 1543, da Bíblia poliglota de 1514 e a primeira edição de “Os Lusíadas”.

2. Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Essa obra-prima do Barroco foi construída no reinado de D João V. Seu objetivo era exaltar o monarca e a riqueza do império e, por isso, ela reúne materiais exóticos.

O local tem um portal enorme, como um arco de triunfo, ladeado de colunas jônicas e dominado por um magnífico escudo real. No interior, vemos uma sucessão de três salas comunicantes, que conduzem o olhar do visitante para o retrato do patrono, D. João V. Ele é todo revestido por estantes forradas com folhas de ouro e decoradas com motivos chineses.

3. Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa

A Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa fica na Sede Nacional da Instituição, no Palácio da Rocha do Conde d`Óbidos, em Lisboa. O espaço foi reconstruído após 1935 e inspirado no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

Com um teto cheio de painéis e pinturas ornamentais que se referem às sete Artes Liberais, tem, ainda, um painel central, pintado em 1938 por Gabriel Constante.

Um grande lustre de cristal, fabricado pela fábrica da Marinha Grande, está suspenso no centro desta pintura.

4. Biblioteca da Academia de Ciências de Lisboa

A Academia das Ciências de Lisboa possui uma das mais importantes bibliotecas do País. Seu acervo resulta da união de seu próprio espólio com o da Livraria do Convento Franciscano de Jesus.

É rica de obras de caráter científico − de Kepler, Newton, Lineu, Buffon e muitos outros autores. Há, ainda, livros de Filosofia, Teologia, Literatura e Arte, que incluem incunábulos, manuscritos, periódicos, etc.

Uma das peças mais antigas ali dispostas é um pergaminho do início do séc. XII com uma doação da rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques. O período barroco e neoclássico está representado com espécies que faziam parte da Livraria do Convento de Jesus.

5. Livraria Lello

A Livraria Lello e Irmão foi eleita a terceira mais bela do mundo. O edifício em que ela se encontra foi inaugurado em 1906 e construído pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves.

No interior, além dos livros, considerados verdadeiras preciosidades, admira-se um ambiente único, com uma linda escadaria no piso superior, além das decorações em gesso pintado e um belo vitral no teto.

Quer conhecer de perto as belezas das bibliotecas portuguesas?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp