Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

José Saramago: onde explorar a história do escritor em Portugal

Ao lado de Fernando Pessoa, José Saramago é, provavelmente, o escritor português mais renomado e premiado. Suas viagens pela terrinha são tema de um livro, inclusive, e muitas pessoas refazem o caminho percorrido pelo escritor para viverem a mesma sensação de sua viagem de carro.

Com duração de um ano, essa viagem, que terminou em 1980, rendeu uma obra com suas impressões sobre a vida cotidiana portuguesa. Ao término da experiência, disse que “o fim de uma viagem é apenas o começo de outra”.

Quer conhecer melhor o livro “Viagem a Portugal” e seu roteiro incrível? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Roteiro da viagem de Saramago por Portugal



Lançado em 1981, o livro “Viagem a Portugal” traz relatos de uma viagem do escritor. Ela começou em Trás-os-Montes, no nordeste português, e foi até o Algarve, na outra ponta do território do país.

Nessa obra, o leitor é levado a conhecer a verdadeira face de uma terra inesgotável, por caminhos humanos e naturais. Saramago se dividiu em viajante que observa o país e o que se observa.

A viagem física se cruza com a viagem pela cultura e costumes de um povo, atravessada pela viagem a referências literárias. A obra é impregnada da visão humanística do autor, como quando visitou Bragança e se hospedou no Museu do Abade de Bacal.

Em Miranda do Douro, Saramago elogia a Rua da Costanilha, que remonta ao século XV. Ele passa, ainda, por municípios que batizam cidades brasileiras, como Amarante, Guimarães e Miranda, pequena vila onde o escritor se encantou pela Rua da Costanilha, que remonta ao século XV.

Único escritor brasileiro a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, Saramago aborda tanto a caminhada externa do ser humano quanto interna. Por isso, essa obra é tão apreciada e seguida por seus fãs em todo o mundo.

Como visitar a Fundação José Saramago



A Fundação José Saramago é uma instituição cultural privada. Ela está sediada na Casa dos Bicos, na cidade de Lisboa, e possui uma outra unidade em Azinhaga, terra natal do escritor.

Ela foi criada pelo próprio Saramago em junho de 2007 e tem como objetivos a defesa e a difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como a promoção da cultura em Portugal e a defesa do meio ambiente.

A Casa dos Bicos oferece uma exposição permanente dedicada à vida e obra de José Saramago. Ela é intitulada “A semente e os frutos”. Ali, há também atividades culturais como apresentações de livros, representações de peças de teatro e conferências.


Portugal é um país cheio de história e cultura!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp