Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Médico de família em Portugal: entenda como funciona

Quando se viaja para qualquer país, é fundamental saber como funciona o sistema de saúde. Ações como contratar um auxílio saúde são fundamentais para casos de emergência, mas você sabia que em Portugal existe o médico de família?

Esse profissional é, geralmente, a primeira pessoa à qual devemos recorrer quando desejamos marcar uma consulta. Quer saber como ser atendido(a) por ele, quais são os valores, requisitos e benefícios? A gente te conta!

Como funciona o médico de família em Portugal



O médico de família é um profissional que pode fazer atendimentos nos centros de saúde ou em casa (caso seja comprovada a necessidade).

Em geral, esse médico é indicado para toda a família e pode acompanhar desde crianças até idosos. Geralmente, eles exercem a medicina geral e encaminham o paciente a outros especialistas caso seja necessário.

O médico de família é importante, pois ele conhecerá todo o seu histórico de doenças e poderá te auxiliar quando não se sentir bem. Geralmente, o médico de família em Portugal desenvolve uma relação de amizade com os pacientes, que dura por toda a vida.

Sua responsabilidade é, basicamente, solicitar exames, avaliar resultados, medicar o paciente e encaminhá-lo a outro especialista, em caso de necessidade.

Quem tem direito ao médico de família em Portugal



Todos os cidadãos portugueses têm direito a um médico de família. Cidadãos estrangeiros que residam legalmente no país também têm direito a esse profissional.

Para ter direito a um médico de família em Portugal você deve se inscrever no centro de saúde que atende sua residência. Depois, você poderá escolher um médico de família ou eles te atribuirão um.

Caso, depois de algum tempo, deseje trocar o médico de família, você deve apresentar um pedido por escrito, com a justificativa da troca, dirigido ao Diretor do Centro de Saúde.

Quanto custa uma consulta com médico de família em Portugal?

No momento da consulta com o médico de família deve-se pagar uma taxa denominada “taxa moderada”. Ela tem o valor de 4,50 €, mas algumas pessoas têm isenção da taxa, segundo alguns critérios.

Para marcar uma consulta basta se dirigir ao centro de saúde ou, então, utilizar um aplicativo do sistema nacional.


Gostou das dicas de médico de família na terrinha?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp