Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Melhores doces tradicionais de Portugal

Portugal é um país de gastronomia riquíssima, tanto no que diz respeito a salgados quanto doces. Esses últimos, aliás, são o ponto forte da terrinha e disponibilizados em padarias, docerias e pastelarias (como a de Belém). Conheça os melhores doces tradicionais de Portugal.

Os doces podem ser encontrados em regiões específicas, mas alguns deles estão disponíveis por todo o país. Com ingredientes como ovos, amêndoas, chocolate e nozes, eles são um sucesso!

Quer algumas dicas dos doces imperdíveis de Portugal? Nós te contamos!

Pastel de nata e Pastel de Belém



O pastel de nata é o doce português típico mais conhecido no Brasil. Bastante consumido especialmente em Lisboa, ele pode ser encontrado em diversos estabelecimentos.

O pastel de Belém, por outro lado, é aquele encontrado na cidade de mesmo nome, na antiga confeitaria de Belém. Sua origem é centenária e vale muito a pena degustar essa delícia com vinho do Porto.

Bola de Berlim

Inspirada na famosa Berliner – um doce típico alemão -, a Bola de Berlim foi levada a Portugal pelas famílias judaicas que fugiram da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

No recheio, no lugar das frutas vermelhas, usa-se creme à base de ovos e também o famoso creme de pasteleiro.

Bastante popular no verão português, o doce é vendido nas areias das praias portuguesas. No Brasil, esse doce também é conhecido como “sonho”.

Ovos Moles de Aveiro

Esse doce típico de Aveiro, próximo ao Porto, é uma massa de gema de ovo, açúcar e água, envolvida por uma película que se assemelha à hóstia.

Produzidos apenas em Aveiro, eles são vendidos também em caixas para que você os deguste por toda a sua viagem a Portugal.

Pão de Ló

O pão de ló com centro bem cremoso é tradicional em Portugal. Há vários locais que produzem esse doce com o interior molhadinho e, por isso, o doce é tão famoso no país.

Ovar e Alfeizerão abrigam os melhores locais para se degustar o pão de ló português.

Torta de Azeitão

Azeitão é uma vila, do outro lado do Rio Tejo de quem vem de Lisboa. Muito conhecido por suas quintas produtoras de vinho, esse local abriga a torta de Azeitão.

Essa espécie de rocambole é feita a partir de ovo e canela e fica uma delícia. Ela pode ser provada em algumas pastelarias e confeitarias especializadas nesse doce, ali no Azeitão.

Salame de Chocolate

Esse doce tradicional vem das tradições portuguesa e italiana. Feito com chocolate, trata-se de uma bolacha do tipo Maria, que leva manteiga, açúcar e gemas.

Ele pode ser encontrado em vários docerias e padarias portuguesas.

Travesseiro de Sintra

Esse clássico é presença obrigatória em um roteiro gastronômico por Portugal. Em uma visita a Sintra, além de visitar os pontos turísticos do local, é essencial provar os travesseirinhos.

Esse doce típico é composto por uma massa folhada coberta com açúcar e recheada com creme de ovos e amêndoas. A doceria Piriquita é a mais famosa por vender esse doce.


Há muitos outros doces portugueses incríveis e que merecem ser provados.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp