Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

O que fazer para receber aposentadoria em Portugal

Portugal é um dos destinos favoritos de aposentados de todo o mundo, especialmente brasileiros. Por isso mesmo, é comum que surjam dúvidas a respeito da melhor forma de receber aposentadoria em Portugal.

A terrinha é um dos locais mais escolhidos por casais aposentados para descansarem devido à sua alta qualidade de vida, atendimento de saúde bastante eficiente, belezas naturais e tranquilidade. Quem recebe salário do Governo brasileiro precisa descobrir a melhor forma de enviar o dinheiro a Portugal.

Como receber aposentadoria em Portugal



Quem precisa receber aposentadoria em Portugal pode enviar o valor por meio de transferência bancária, mas não necessariamente no seu banco. Isso porque há formas mais baratas e igualmente seguras de enviar dinheiro ao exterior.

Algumas delas são:

- Remessa Online: essa instituição é credenciada pelo Banco Central do Brasil para efetuar transferências para outros países de forma direta. Sua principal vantagem é oferecer aos clientes baixo custo de operação.

É possível, ainda, fazer uma simulação no site para verificar quanto será pago pela transação da aposentadoria. Após a confirmação do pagamento, o dinheiro chega à conta de destino em um dia útil.

- TransferWise: essa plataforma também é mais econômica para enviar dinheiro ao exterior e é autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido.

As taxas cobradas são baixas e é possível simular no site para saber quanto exatamente deve-se pagar pela transação. O dinheiro chega ao destino em até dois dias úteis.

- Western Union: com sede nos Estados Unidos, essa instituição está presente em todo o mundo, com atuação em mais de 200 países e territórios. Ela permite transações pela internet, por telefone ou em uma de suas agências físicas. A vantagem, aqui, é que o dinheiro chega ao destino em poucos minutos, porém as taxas são um pouco maiores na comparação com os serviços citados acima.

Implicações em receber aposentadoria em Portugal

Em 2016, o então presidente Michel Temer sancionou uma lei estipulando que todo brasileiro aposentado que more no exterior deve ter desconto de 25% sobre o benefício, independentemente do valor recebido.

Por isso, a Receita Federal e o Governo Federal retêm uma taxa de 25% para aposentadorias recebidas no exterior, uma vez que o aposentado tenha feito declaração de saída definitiva do país.

A prova de vida no exterior é outra obrigação do aposentado. Há, no entanto, aposentados que têm optado por fazer a prova de vida no Brasil, mantendo residência aqui e fazendo a prova de vida presencialmente, todos os anos.

Aposentados têm uma série de benefícios, incluindo descontos em impostos, melhoria da moradia, acessibilidade em transportes públicos e programas de saúde.

A dica é pesquisar bastante e procurar uma assessoria para se sentir mais seguro.

Quer saber como viver em Portugal com o visto Portugal?

Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp