Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Onde surgiu a tradição do bacalhau português

O bacalhau é uma comida milenar, sabia? Sempre relacionado a Portugal, ele faz parte da vida dos portugueses e nunca pode faltar à mesa, mas você sabe de onde veio a tradição do bacalhau português? Há registros, inclusive, de fábricas de processamento de bacalhau na Islândia e na Noruega no século IX.

Reza a lenda que tudo surgiu com os vikings, mas como o bacalhau foi parar no prato dos portugueses? E por que ele segue a tradição de ser salgado e seco para durar mais?

Essas e outras questões, a gente responde na sequência, com todas as informações sobre a história do bacalhau em Portugal!

bacalhau português Onde surgiu a história do bacalhau

Como dissemos acima, existem registros de fábricas de processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no século IX.

A descoberta do peixe, que tem nome de cod gadus morhua, foi feita pelos vikings, que, na ausência de sal, secavam o peixe ao ar livre até que ele perdesse muito de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira. Depois, o consumiam em viagens pelo oceano.

A ideia de salgar e comercializar o bacalhau veio dos bascos, que habitavam as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, ao lado da Espanha e da França. Já no ano 1000, eles realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Ter o bacalhau à disposição foi, na época, uma revolução alimentar, já que os alimentos estragavam pela ausência de refrigeração. O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação, mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar.

Tradição do bacalhau português

Diante do alto valor nutricional e comercial do bacalhau, diversos países começaram a disputar o controle da pesca desse peixe. Houve, inclusive, um conflito entre Inglaterra e Alemanha e, depois, Inglaterra e Espanha.

O mercador holandês Yapes Ypess fundou a primeira indústria de transformação na Noruega e é considerado o pioneiro na industrialização do bacalhau. A partir daí, o país começou a exportar para todo o mundo.

Os portugueses entram em cena no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis e que suportassem as longas viagens.

Eles, inclusive, foram os primeiros a irem pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), que foi descoberta em 1497. Existem registros de que, em 1508, o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.

A partir daí, o bacalhau foi incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles de "fiel amigo".

Hoje em dia, Portugal importa praticamente todo o bacalhau salgado e seco que consome. Também importa muito bacalhau "verde", que é salgado e curado nas próprias indústrias portuguesas, como a Riberalves, localizada em Torres Vedras.


Portugal e seu bacalhau são uma delícia, né? São muitas as receitas com o peixe, que você pode conferir lá na terrinha!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp