Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Os 5 maiores pintores portugueses de todos os tempos

Portugal reúne uma série de artistas com grande representatividade mundial. Quando se trata de pintura, há nomes de destaque em diversos períodos históricos.

Vale a pena conhecer os maiores pintores portugueses de todos os tempos e buscar por suas obras em todo o mundo.

Para chegar a essa avaliação foram considerados aspectos como qualidade artística da obra, repercussão internacional e importância na história da arte portuguesa.

Domingos Sequeira – Neoclassicismo

Considerado o pintor de transição do Neoclassicismo para o Romantismo, Domingos Sequeira foi nomeado pintor da corte e atuou como co-diretor na pintura do Palácio da Ajuda.

Foi também professor de Desenho e Pintura das princesas e, em 1806, dirige a aula da Academia de Marinha, no Porto.

Viveu intensamente as convulsões políticas da época, quando pintou o famoso quadro “A Morte de Camões” - obra que lhe mereceu medalha de ouro e colocação entre os pintores românticos mais representativos, ao lado de Eugène Delacroix.

Outras pinturas importantes são “Retrato dos filhos do pintor”, “Adoração dos Magos”, “Nossa Senhora das Dores” e “O Milagre de Ourique”.

Columbano Bordalo Pinheiro - Naturalismo

Influenciado por artistas como Manet e Edgar Degas durante o período em que viveu na França, Bordalo Pinheiro é conhecido por seus retratos.

O artista retratou, com grande capacidade, Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental.

Pintou as recepções do Palácio de São Bento e os Painéis dos Passos Perdidos. Foi também autor de várias obras para o Museu Militar de Lisboa.

Entre suas obras mais conhecidas estão "O grupo do leão", “Chá das 5”, “Drama de Inês de Castro” e “O Velho do Restelo”.

Amadeo de Souza-Cardoso - Modernismo

Sua pintura articula-se com movimentos como o cubismo, o futurismo ou o expressionismo.

Entre suas principais obras estão “Clown, Cavalo, Salamandra”, “A Casita Clara”, “Les Cavaliers”, “Entrada” e “Menina dos Cravos”.

Todas as bases do seu trabalho importaram novas técnicas e experiências em Paris. Reconhecido após a morte precoce, aos 30 anos, ele foi parceiro de grandes artistas como Almada Negreiros e Santa Rita Pintor.

Almada Negreiros - Modernismo

José Sobral de Almada Negreiros foi um artistas multidisciplinar português.

Dedicou-se às artes plásticas (desenho e pintura) e à escrita (romance, poesia, ensaio, dramaturgia). Pertence à primeira geração de modernistas portugueses.

O trabalho mais importante da pintura de Almada é o conjunto de painéis da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.

“Retrato de Fernando Pessoa” é uma de suas obras mais conhecidas. É dele, também, a criação de vitrais para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

Nadir Afonso – Surrealismo e abstracionismo

Em um contexto artístico internacional, Nadir Afonso é considerado um dos artistas de maior relevância da arte do século XX e XXI.

Teve influências da modernidade, do abstracionismo geométrico, do surrealismo e do barroco, gerado obras na região do Porto.

Foi também arquiteto e trabalhou com Le Corbusier e Oscar Niemeyer.

Realizou mais de uma centena de exposições individuais entre 1949 e 2012 e inúmeras exposições coletivas.

Suas principais obras são “Évora Surrealista”, “Osíris”, “Copacabana”, “Nova Iorque” e “Procissão em Veneza”.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp