Os melhores santuários para se visitar em Portugal
Portugal é um país que reúne diversos locais sagrados. A fé de seu povo deu vida a inúmeros santuários, relacionados a milagres ou lendas locais.
Geralmente alvo de romarias ou procissões, esses santuários atraem milhares de peregrinos todos os anos e chamam a atenção por sua beleza e festas anuais.
Como você deve saber, o santuário mais conhecido de Portugal é o Santuário de Fátima, porém existem outros que merecem uma visita.
A seguir, listamos seis santuários portugueses que você precisa conhecer. Confira!
Santuário do Bom Jesus
Com predominância da arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica, o conjunto arquitetônico do Bom Jesus do Monte vale uma visita.
Ele é, provavelmente, um dos mais majestosos santuários da Europa e tornou, no século XIX, o maior centro de peregrinação de Portugal.
O Bom Jesus do Monte, a “Nova Jerusalém”, o lugar da “Cruz” e da Paixão de Cristo merecem uma visita demorada, bem como o imenso conjunto arquitetônico e a vegetação que embeleza uma das maiores obras-primas do barroco nacional.
Santuário da Peneda
Localizado em Arcos de Valdevez, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda foi construído ao final do século XVIII.
Ele remete à aparição da Senhora da Peneda e conta com uma escada de 300 metros, bem como 20 capelas decoradas com cenas da vida de Cristo.
Anualmente, entre agosto e setembro, é realizada a festa da Senhora da Peneda, que tem duração de uma semana.
Santuário do Sameiro
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro fica localizado a 570 metros de altitude, sobre os vales dos rios Ave e Cávado.
Rodeado por um parque arborizado, jardins, cruzeiro, fontes, capela e edifícios de apoio, o santuário tem estilo neoclássico e teve origem em 1890.
Em 1970, o espaço não mais conseguia abrigar tantos peregrinos que vinham de todo o mundo. Por isso, construiu-se uma cripta no subsolo.
Santuário de Santa Luzia
Dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus, esse templo tem inspiração na arquitetura romanico-bizantina.
Se pegar um elevador ou for de carro, o visitante pode subir ao Monte de Santa Luzia, de onde se observa grande parte da orla marítima e a verdejante serra. Este cenário foi, inclusive, eleito pela revista National Geographic como o terceiro mais belo do mundo.
Santuário do São Bento da Porta Aberta
O culto a São Bento originou, em 1640, a construção desse santuário, que possui inúmeros detalhes cobertos com ouro e painéis de azulejos.
Diante do aumento considerável de peregrinos, em 1998 foi inaugurada uma cripta, que agora abriga mais pessoas em busca de conhecer a vida do santo.
Santuário de Fátima
Mais conhecido santuário de Portugal, o Santuário de Fátima marca o local das aparições de Nossa Senhora.
A basílica contém 15 altares dedicados aos 15 mistérios do rosário. Além disso, possui os túmulos de Francisco e Jacinta, dois dos Três Pastorinhos que foram impactados pela aparição da santa.