Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Pagar aluguel em Portugal é caro?

Pagar aluguel em Portugal é caro?

Portugal é um país cada vez mais buscado por estrangeiros, especialmente brasileiros que procuram uma vida mais tranquila, com qualidade de serviços, mais segurança e bem-estar. Quando se decide mudar para lá, no entanto, é preciso conhecer os detalhes do país, incluindo o aspecto de moradia, que é o valor dos aluguéis.

Diante da enorme procura por imóveis em Portugal, é natural que os preços de aluguéis tenham subido. Por isso, se a sua dúvida é “pagar aluguel em Portugal é caro”, temos algumas recomendações para que você organize seu orçamento e viva com tranquilidade no país.

Quem opta por trabalhar, estudar ou desfrutar de uma vida mais tranquila em Portugal deve estar preparado para atender às exigências feitas a inquilinos, bem como aos preços praticados. Vale destacar, porém, que o país é um dos mais baratos para se viver na Europa.

Qual é o custo para alugar um imóvel em Portugal?

Denominado “renda” no português de Portugal, o aluguel, obviamente, tem valores que dependem da cidade e da zona em que se deseja morar. É necessário, ainda, considerar o tamanho da casa, se é mobiliada, se contas estão inclusas, etc.

Em 2017, os valores dos aluguéis em Portugal aumentaram 26%, de acordo com o portal Imovirtual. Os preços mais altos foram encontrados na capital Lisboa, seguida por Porto, Sintra, Cascais e Amadora.

Se você necessita de uma casa para alugar em Portugal, existem diversos sites que facilitam esse processo, viabilizando uma procura por bairros e regiões, além de pesquisa de valores. Os principais são Imovirtual, OLX, Erasmusu, Uniplaces e Idealista.

Preciso de fiador para alugar um imóvel em Portugal?

Em alguns casos, é possível que a imobiliária ou o proprietário do imóvel peçam um fiador para que a casa ou apartamento sejam alugados. Entretanto, na maioria das vezes, mostrar uma cópia do contrato de trabalho, bem como extrato bancário, é suficiente para dar segurança a quem tem a intenção de morar no país.

Caso haja muita burocracia e pedidos específicos, a melhor recomendação é trocar de imóvel ou tentar negociar diretamente com o proprietário. Se você estiver em Portugal, melhor ainda! É possível discutir cada ponto do contrato de locação e tornar as coisas muito mais simples.

Quais são os tipos de imóveis para alugar em Portugal?

Há diversas opções de imóveis para alugar em Portugal, podendo incluir, ainda, mobília, contas, utensílios, etc. É claro que tudo influencia no preço final, mas se você tiver a necessidade, é possível se mudar para uma casa completa e cheia de equipamentos e móveis!

Independentemente do tipo de imóvel e estrutura que você escolher, é comum que proprietários de Portugal solicitem um caução antes de alugar um imóvel. Em geral, esse valor contempla dois ou mais meses de aluguel e é devolvido ao final do contrato, se a casa for entregue sem danos.

Como fugir dos valores abusivos de aluguel em Portugal?

Existem alguns meios de escapar das cobranças de aluguel excessivas em Portugal. O primeiro é buscar cidades do interior, com menos de 80 mil habitantes. Morar em bairros mais afastados dentro das grandes cidades também é uma alternativa, embora não seja tão prática no momento de se locomover.

Dividir casa com outras pessoas – no caso de solteiros e estudantes, por exemplo – é uma outra opção. Assim, é possível morar em um imóvel legal sem gastar muito. Se tiver amigos que morem em Portugal, peça indicações de imóveis que possam ser negociados diretamente com os donos. Geralmente, os custos são bem menores.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp