Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Pastel de Belém com vinho do Porto: combinação perfeita

O pastel de Belém é um dos doces mais conhecidos de Portugal. Reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, eles podem ser encontrados em Belém, onde tiveram origem em 1837. Uma das dicas para quem visita o local é experimentá-lo com um vinho do Porto.

Conhecido em todo o mundo, o pastelzinho, que deu origem ao pastel de nata – versão produzida fora da fábrica original em Belém – pode ser degustado com inúmeros acompanhamentos. Entretanto, o vinho do Porto resulta em uma combinação quase perfeita com o doce.

A seguir, conheça melhor os dois e por que sua combinação é imbatível!

Origem e história dos pasteis de Belém



Os pasteis de Belém foram vendidos, primeiramente, em 1834 por clérigos do Mosteiro dos Jerônimos. Eles criaram essa receita em uma tentativa de sobrevivência, mas o resultado foi totalmente inesperado.

Em 1837, o comerciante Domingos Rafael Alves, dono de uma refinaria de açúcar, adquiriu a receita secreta e passou a vendê-la em seu estabelecimento. Esse lugar, que até hoje recebe milhares de turistas todos os dias, existe desde essa data.

O nome do doce, aliás, refere-se apenas aos pasteis feitos nesta fábrica. Os outros similares, vendidos tanto em Portugal quanto em outros países, deveriam ser chamados apenas de pastéis de nata.

Muitas pessoas, quando visitam essa fábrica, levam para casa uma caixa cheia dos pasteizinhos, que são uma delícia. Entretanto, a experiência de prová-los quentinhos e recém-saídos do forno é indiscutível.

Vinho do Porto e seu sabor inconfundível



O vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na região do Douro, ao norte de Portugal. Durante seu processo de fabricação, ele recebe a adição de aguardente vínica – obtida por meio da destilação do vinho.

Dessa forma, o vinho do Porto tem maior graduação alcoólica que a maioria das bebidas. Por isso, é consumido com moderação e geralmente com sobremesas, como o pastel de Belém.

Existem diferentes tipos de vinho do Porto. Ruby, Branco, Rosé e Tawny são seus nomes e cada um pode ser harmonizado com diferentes tipos de alimentos. Queijos, sobremesas, nozes e chocolate são alguns exemplos.

Para quem gosta de uma sobremesa deliciosa, vale a pena experimentar o pastel de nata com o vinho do Porto. O resultado dessa combinação certamente te surpreenderá!


Gosta dos doces e bebidas portuguesas? Que tal degustá-los lá mesmo?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp