Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Pastel de Nata ou de Belém: qual é a diferença entre eles

Pastel de nata, a contrário do que muitos pensam, não é igual ao pastel de Belém, sabia? É comum que haja confusão com esses doces portugueses, porém é fundamental conhecer a diferença entre eles.

O pastel de Belém é apenas um. Ele é feito na Fábrica de Pasteis de Belém, bem ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. A receita do doce é guardada há séculos e estima-se que apenas oito pessoas a conheçam. Já o pastel de nata pode ser encontrado em todo o país.

Como diferenciar o pastel de nata do pastel de Belém



Como falamos acima, o pastel de Belém é apenas aquele confeccionado na cidade de mesmo nome. Em qualquer outro local, falamos de pastel de nata.

Por isso, quando você vir um pastel desse tipo em qualquer lugar que não seja a Fábrica de Pasteis, trata-se do pastel de nata – que é um pouco diferente, mas igualmente gostoso.

O Pastel de Belém, para quem tem a oportunidade de degustá-lo onde ele é feito, sai do forno bem quentinho e pode ser consumido com canela. A massa, bem fininha, sai quebrando a cada mordida.

Já os pasteis de nata variam de acordo com o local. Há muitas receitas do doce e, por isso, alguns são mais gostosos do que outros. Mais densa, a massa do pastel de nata se difere um pouco da utilizada no pastel de Belém.

História do pastel de Belém



Com quase 200 anos de história, o pastel de Belém é reconhecidamente português. Ele surgiu no início do século XIX e foi criado pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, localizado em Belém, Lisboa.

A história mais conhecida aponta que, na época, eles precisavam encontrar uma maneira de aproveitar as gemas que sobravam da fabricação das hóstias. Como trabalhavam na confeitaria de Belém, apenas eles sabiam como preparar o tradicional doce.

Com a popularização do doce, os responsáveis por sua confecção se encontraram com um comerciante, Domingos Rafael Alves. Ele tinha uma refinaria de açúcar e descobriu a receita do pastel tão delicioso, levando um dos monges para trabalhar com ele.

A partir daí, o comerciante iniciou a venda dos doces, que foram batizados de pasteis de Belém.


Deliciosos, cheios de história e muito saborosos, os pasteis portugueses são pratos que merecem ser experimentados.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp