Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Pastel de nata: receita fácil e rápida

Você esteve em Portugal e se deliciou com os pasteis de nata? Ou, ainda, foi a Belém e provou o legítimo pastel de Belém? Deliciosa, essa receita é tradicional portuguesa, mas pode ser replicada na sua casa, sabia?

Doce mais conhecido de Portugal, o pastel de nata surgiu em um convento. Sua primeira referência aparece no século XIX, no mosteiro de Odivelas, com referências sobre como fazer e servir o doce.

Que tal preparar o pastel de nata em casa? Veja uma receita fácil!

Preparo da massa para 50 pasteizinhos

Misture bem, em uma vasilha, 700 g de farinha de trigo e 15 g de sal. Depois, adicione 350 ml de água fria. Bata na batedeira, em velocidade baixa, por 5 minutos. Depois, em velocidade alta por mais 5 minutos.

Abra a massa e acrescente 500 g de manteiga sem sal e gelada. Faça um “pacote” da massa com a manteiga dentro. Polvilhe com farinha, pegue um rolo de abrir massa e bata nesta mistura para envolver a gordura.

Em seguida, estique a massa até ficar com 0,5 cm de espessura. Dobre um terço da massa, a partir da ponta para o centro (da direita para o centro e da esquerda para o centro), de modo que a massa fique com três camadas.

Depois, estique a massa no rolo. Corte as pontas irregulares para deixar a massa em formato retangular. Neste ponto, é possível ver todas as camadas do preparo, a massa e a manteiga.

Para ajudar a enrolar, a massa deve ser molhada com água. Dobre-a levemente para dentro e para inferior do retângulo. Depois desta dobra, enrole até o final, formando um canudo ou um rocambole.

Importante: à medida que enrolar, aperte levemente para tirar o ar entre as camadas. Envolva-a em papel manteiga e leve para a geladeira por 45 minutos.

Recheio (creme) do Pastel de nata

Misture à mão 1 quilo de açúcar e 200 gramas de farinha. Leve ao fogo 2 litros de leite semidesnatado, dois paus de canela e casca de dois limões sicilianos.

Quando levantar fervura, adicionar a mistura seca. Mexer com batedor sem parar até ter consistência de creme. Adicionar de 10 a 12 gemas somente quando o creme estiver frio.

Montagem do pastel de nata

Na sequência, corte a massa resfriada em rodelas de cerca de 3 cm e coloque em forminhas (tipo forma de empada média). Com o polegar, aperte o pedaço de massa e puxe em direção à borda. Repita o movimento até distribuir a massa em toda a forminha.

Coloque o creme até encher a forma. Ponha as forminhas em um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido, com temperatura de 250 ºC, entre 12 e 20 minutos.

Depois de assada, as camadas da massa devem ser bem visíveis e o recheio tem uma leve crosta dourada e irregular. Desenforme e sirva com canela em pó e açúcar.


Que tal saborear as delícias portuguesas lá na terrinha?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp