Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Por que Fátima é destino de peregrinação de milhões de fiéis

Fátima é uma cidade portuguesa conhecida mundialmente pelo Santuário de Fátima. Fátima é destino de peregrinação de milhões de fiéis de todo o mundo, o local tem uma vasta história e merece ser visitado.

Localizada a 127 quilômetros de Lisboa, a cidade pode ser facilmente acessada de carro ou de ônibus. O principal acontecimento ocorrido ali foi, em 13 de maio de 1917, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Depois, foram mais cinco, o que tornou o local famoso em todo o mundo.

História por trás do Santuário de Fátima



Fátima foi elevada a cidade em 1997 por conta de sua história e acontecimentos que ali ocorreram. Descrita como “terra dos milagres”, foi ali que os três pastorinhos avistaram Nossa Senhora de Fátima, no acontecimento que ficou conhecido como “o milagre de Fátima”.

Conta-se que, em 13 de maio, uma mulher envolta em uma aura de luz “mais brilhante que o sol” apareceu aos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco, na localidade de Cova da Iria.

A partir daí, Fátima se transformou em um lugar de peregrinação e espiritualidade.

O Santuário de Fátima, que recebe inúmeros peregrinos todos os anos, é um dos mais importantes do mundo e, ao longo do tempo, tem sido expandido. Ele compreende a Capela das Aparições — construída no local exato onde as três crianças garantem ter visto a imagem da Virgem Maria.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, inspirada na arquitetura neobarroca, foi construída em 1928. É composta por uma torre central e por colunatas decoradas com painéis de cerâmica e representações da Via Sacra.

Esse local também abriga os túmulos das três crianças que garantem ter visto Nossa Senhora de Fátima.

Em 2007, foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade. Com linhas bem mais modernas, o projeto é assinado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis. Trata-se do quarto maior templo católico do mundo, com capacidade para mais de oito mil lugares.

Aljustrel e a casa dos três pastorinhos

A cerca de 3 km está situada Aljustrel, a aldeia em que Lúcia, Francisco e Jacinta nasceram.

A Casa dos Pastorinhos, onde viveram Jacinta e Francisco, é bastante preservada e, através dos objetos pessoais e móveis que ainda guarda, sabe-se mais sobre a infância das duas crianças e o modo de vida rural daquele tempo.

Bem perto, em Valinhos, está a casa em que a terceira criança, Lúcia, viveu até aos 14 anos. O local também compreende a Casa Museu, que descreve os costumes e a vida dos habitantes da região.

O que vale a pena conhecer em Fátima

Fátima tem algumas atrações imperdíveis para católicos. Algumas delas são Capelinha das Aparições, Muro de Berlim, Presépio, Capela do Santíssimo Sacramento e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Outras atrações que merecem ser conhecidas são o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, Casas de Retiros e Centro Pastoral de Paulo VI e Basílica da Santíssima Trindade.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp