Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Por que o vinho do Porto é tão especial e apreciado?

Por que o vinho do Porto é tão especial e apreciado?

O vinho do Porto é, reconhecidamente, um dos tesouros de Portugal. Produzido na região do Douro, é um néctar marcante e delicioso, mas, afinal, por que ele é tão apreciado no mundo todo?

Forte e bastante marcante, o vinho do Porto é feito apenas nessa região do Norte de Portugal, principalmente nas cidades de Régua e Pinhão. Seu nome “do Porto” deve-se às exportações a partir da segunda metade do século XVII, já que a bebida saía dessa região.

Tradicionalmente, a origem do vinho do Porto está ligada ao fato de os mercadores britânicos terem adicionado brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. A partir daí, a bebida passou a ser apreciada e comercializada para diversas regiões do mundo.

Quer saber mais sobre o vinho do Porto e aprender a escolher a melhor opção?

Confira, abaixo, as dicas que preparamos sobre esse tesouro português!

Por que o vinho do Porto é tão diferente dos outros vinhos?

Além de ser cultivado em uma clima único, o vinho do Porto se diferencia dos demais pelo fato de sua fermentação não ser completa, ou seja, ela é suspensa nas fases iniciais (dois ou três dias após o início). Nesse momento, adiciona-se um aguardente vínico neutro, tornando a bebida naturalmente doce.

Devido ao fato de o açúcar das uvas não se transformar completamente em álcool, o vinho do Porto é mais forte que grande parte dos demais vinhos, com doses que variam entre 19 e 22º de álcool.

Atualmente, existem três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.

1. Vinho do Porto Branco - primeiro a ser comercializado
Os vinhos do Porto brancos são amplamente servidos como aperitivos. Essa variante, lançada em 1934, combina sabores de fruta fresca com um sabor suave, adquirido pelo envelhecimento em barris de carvalho. De final seco e fresco, pode ser servido frio com azeitonas, amêndoas torradas ou pinhões.

Há quem prefira tomar o vinho do Porto Branco com água tônica, especialmente no verão.

2. Vinho do Porto Ruby – famoso por manter suas características iniciais

O vinho do Porto Ruby trata-se de uma bebida que envelhece em balseiros. Por isso, devido ao baixo contato com a madeira, mantém suas características iniciais por conta da baixa oxidação.

Bastante frutados e com tonalidade rubi, o vinho do Porto Ruby tem características de vinhos jovens e seus sabores pendem a frutas vermelhas.

3. Vinho do Porto Tawny - mais envelhecido e aromático

Os Tawny são vinhos tintos que utilizam as mesmas uvas do Ruby, porém envelhecem nos balseiros e, depois, são transferidos para pipas. Por isso, têm maior contato com a madeira e o ar, respirando mais, oxidando e envelhecendo mais rapidamente.

Com tons mais claros, como o âmbar, o vinho do Porto Tawny tem sabores marcantes de frutos secos e, com o passar dos anos, enriquecem os aromas adquirindo essências de madeira, tostado, café, mel ou chocolate.

Como tomar e combinar o vinho do Porto

O vinho do Porto é ideal para ser combinado com diversos pratos e aperitivos. Queijos formam uma bela dupla com a bebida, especialmente os gorgonzola ou de cabra macios. Antes ou depois de refeições, essa bebida também é bastante ingerida em todo o mundo, porém existe a possibilidade de degustá-la com pratos.

Um exemplo de combinação perfeita com o vinho do Porto é o foie gras, além da carne vermelha ou de caça. Sobremesas com chocolate ou frutas vermelhas ficam perfeitas se acompanhadas por uma taça de vinho do Porto, um dos mais sociáveis de todos os vinhos.

Bastante digestivo, o vinho do Porto é ideal para momentos de relaxamento em casa, por exemplo. Ocasiões especiais também podem ser celebradas com a bebida, especialmente se for na versão Vintage, mais envelhecida e cheia de propriedades.

Nas receitas, o vinho do Porto dá sabor adicional aos mais variados pratos, especialmente carnes de caça e molhos de carnes assadas. Sobremesas com esse complemento ficam muito mais aveludadas e saborosas, sendo perfeitas para celebrar momentos especiais e reuniões entre pessoas queridas.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp